Poeta, professor e integrante do tradicional Sarau Elétrico, Diego Grando lança na próxima semana Spoilers, seu quarto livro de poemas. A obra, a primeira desde Sétima do Singular, há seis anos, marca a estreia de Grando por uma nova editora, a Confraria do Vento, do Rio, que também trará a Porto Alegre para dividir os autógrafos com Grando o poeta Fabiano Coelho Costa, que lança Minha Mãe e Outras Mulheres nos mesmos dias e eventos.
Spoilers é o novo livro de poesia de Diego Grando, que estreou há 10 anos, com Desencantado Carrossel (2008) e lançou ainda o livreto breve 25 Rua do Templo/Palavra Paris (2010). Os seis anos de intervalo entre o último lançamento e este mostram um poeta que, mais do que maturar a forma e dialogar com a tradição (duas coisas que ele de fato faz neste volume), demonstra que a urgência contemporânea que norteou seus trabalhos anteriores agora convive com uma reflexão inclemente contra a natureza do tempo – tanto como derrisão quanto como organização narrativa da memória.
Duas seções compõem Spoilers: Passado Pressentido, com poemas que resgatam fragmentos de memória, infâncias, relacionamento, e Presente Prorrogado, em que a presença voraz e intranquila do mundo contemporâneo é filtrada por um olhar interrogativo sobre os objetos e a própria passagem do tempo.
Spoilers, todo mundo sabe a esta altura, remete, com variantes, a contar o final ou esmiuçar a trama de um produto cultural que outro ainda não consumiu, seja um livro, um filme uma série, "estragando" assim o prazer da fruição descompromissada ("spoil" em inglês = "estragar", "arruinar"). No livro de Diego, uma das hipóteses para explicar este título é justamente a ênfase dos poemas na reinvenção da memória, na tentativa de extrair força poética e sentido de fatos, vidas, nomes, locais e eventos cuja trajetória íntima e por vezes final o autor já conhece.
Até mesmo sua própria trajetória pessoal e poética é retomada em Rua do Templo Revisitada, em que o poeta reencontra a rua em que viveu em Paris e que inspirou 25 Rua do Templo/Palavra Paris. O lirismo afetuoso do primeiro poema ("Esta rua estreita que se tornou meu coração", dizia ele em 25 Rua do Templo), quase uma década depois, se traveste de uma melancolia resumida magistralmente em versos como "O barco ficou sóbrio e não sabe / não quer voltar para casa".
SPOILERS
Diego Grando
Poemas, 128 páginas, R$ 45.
Programação de lançamento:
Bar Ocidente, dia 20 de março: Às 19h30min (e às 21h no Sarau Elétrico ) (Osvaldo Aranha, 960, Porto Alegre).
Livraria Baleia, dia 21 de março: Às 19,no Centro multicultural Aldeia (Santana, 252, Porto Alegre).
___________________
NOTÍCIAS DO MUNDO DO LIVRO:
Editoras e livrarias locais se organizam para participar, no dia 24 de março, do INDIEBOOKDAY, iniciativa que surgiu na Alemanha em 2013 e envolve o uso de redes sociais dos leitores para valorizar o trabalho de editoras e livrarias independentes. A ideia é que os leitores, no dia combinado, comprem um livro de uma editora independente e façam fotos nas livrarias usando a hashtag #indiebookday. Quatro livrarias independentes da Capital já declararam-se filiadas à iniciativa: GALERIA HIPOTÉTICA, NERDZ, SBS e TAVERNA. Mais detalhes na página do evento no Facebook: bit.ly/indiebookempoa.
A autora ADRIANA LOPES lança amanhã, às 16h, seu livro Sensos Evolutivos e Consensos Regressivos (Editares, R$ 55), um ensaio sobre parapsiquismo. O lançamento, que será precedido de uma palestra da autora, com entrada franca, será na sede local do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (São Manoel, 189, bairro Rio Branco, Porto Alegre).
Porto Alegre ganhou um novo espaço para os livros. Está aberta desde o fim de fevereiro, na Osvaldo Aranha, 522, quase em frente ao Instituto de Educação da UFRGS, a Livraria Cirkula. Iniciativa dos sócios Mauro Meirelles e Luciana Hoppe, a CIRKULA começou como editora em 2013, passou a distribuidora e livraria virtual, com ênfase em títulos acadêmicos e de ciências humanas, e agora inaugura uma loja física com dois andares, cada um com 200 metros quadrados. De acordo com Mauro Meirelles, a livraria, com um café e um auditório com espaço para 45 pessoas, pretende ser também um centro para cursos, oficinas e palestras, ocupando espaços deixados pela perda recente de boas livrarias de Porto Alegre, como a Palavraria e a Sapere Aude.
Será realizado hoje, às 19h30min, no centro multicultural Aldeia (Santana, 252), um encontro sobre a obra da escritora CONCEIÇÃO EVARISTO, artista homenageada na edição deste ano da Festipoa Literária, que será realizada de 2 a 6 de maio deste ano. No encontro de hoje, o escritor JEFERSON TENÓRIO vai debater o livro da autora Histórias de Leves Enganos e Parecenças. A atividade é a primeira de uma série de encontros sobre livros da autora que precederá a realização da festa literária.