Comunicação para a cura
O escritor Valdir Cimino, fundador da Associação Viva e Deixe Viver, autografa hoje às 18h30min na Praça dos Autógrafos da Feira do Livro a obra Humanização em Saúde: Humanizar para Comunicar ou Comunicar para Humanizar?. Cimino é um autor que já publicou obras para crianças, como Laila Vai ao Hospital: É Formiga ou Barata? e Um Tesouro a Descobrir no Barco que Naufragou, esta última escrita com Ricardo Valverde. A obra que Cimino autografa hoje na Feira é voltada a estudantes, voluntários e profissionais da área de saúde e discute os elementos que formam uma comunicação humanizada entre profissionais e pacientes e uma boa troca de ideias entre especialistas. A Associação Viva e Deixe Viver, fundada em 1997 por Cimino, é uma organização que reúne voluntários que se dedicam a contar histórias como forma de levar alegria a crianças e adolescentes hospitalizados.
Valesca de Assis autografa hoje
Valesca de Assis, patrona desta 63ª edição da Feira do Livro, estará hoje, às 18h30min na Praça da Alfândega para receber os leitores e autografar exemplares de toda a sua obra. Valesca estreou na literatura em 1990, com o romance
A Valsa da Medusa, que depois do lançamento já passou por duas edições em que a autora reviu bastante o texto. Depois disso, ela publicou livros como A Colheita dos Dias (1992), O Livro das Generosidades (1997) e Harmonia das Esferas (2000), que obteve o prêmio Revelação de Autor da Associação Paulista de Críticos de Artes e foi finalista do Prêmio Açorianos. Em 2010, lançou seu primeiro título infanto-juvenil, Um Dia de Gato (2010). Sua obra mais recente, lançada no ano passado, foi o romance A Ponta do Silêncio, em que discute a violência contra a mulher.
Hoje, às 15h
Bate-papo sobre a arquitetura de Porto Alegre
Os arquitetos Vlademir Roman e Rodrigo Poltosi, autores do Guia de Arquitetura de Porto Alegre (Escritos Editora), apresentam um panorama dos diferentes períodos da arquitetura da Capital. Ambos autografam a obra às 16h30min na Praça de Autógrafos. Na Sala Oeste do Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1.028)
Hoje, às 17h
Sarau Diversidade
Encontro com leituras de prosa e bate-papo sobre diferentes culturas e movimentos sociais. Encerramento com uma edição especial do Slam Chamego. Na Tenda de Pasárgada (Praça da Alfândega, diante do Memorial do RS)
Hoje, às 18h30min
No seminário promovido pela Secretaria Municipal de Cultura sobre os grandes clássicos que moldaram o século 20, a psicanalista Lúcia Serrano apresenta Lolita, de Vladimir Nabokov. Na Sala O Retrato do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223)