Um casal está completando 25 anos de união e, como presente, ganha dos filhos uma viagem em um cruzeiro para o Caribe. A dupla, que sente uma forte atração sexual, acaba sendo expulsa do navio, na Colômbia, por transar em locais inapropriados. M (Drica Moraes) e H (Fabio Assunção) vão parar em uma hospedagem compartilhada e, por lá, conhecem os jovens namorados X e Y — também vividos pelos veteranos atores. A partir disso, a confusão está formada.
Este é o mote de Férias, espetáculo que chega a Porto Alegre para curta temporada neste sábado (21), com duas sessões no Teatro do Bourbon Country, às 18h e às 21h. De acordo com Drica, a comédia busca mostrar um casal fora da curva, fugindo da corriqueira história de um casamento que passa por conflitos. M e H — iniciais de Mulher e Homem — se amam e vivem um relacionamento feliz.
— Eles são um casal que está aberto para o mistério da vida, para experimentar coisas novas. M e H são curiosos, alegres, gostam de transar e de conhecer pessoas. No meio disso, vêm reflexões sobre a vida, a passagem do tempo, o envelhecimento dos corpos, os limites que a gente vai tendo. E é uma comédia legal, porque, afinal, estamos precisando dar umas gargalhadas — conta a atriz.
Férias coloca estes dois personagens em busca da juventude frente a um choque de gerações para eles mesmos, uma vez que X e Y vendem conteúdo adulto pela internet, mas também para os próprios atores:
— Eu nem sabia que existia o OnlyFans, por exemplo. Tive que pesquisar (risos). Mas a questão do sexo segue sendo um tabu, o que é importante a gente abordar. Afinal, a gente veio para este planeta para gozar. Só não conseguimos porque o mundo é uma desgraça e o ser humano não deu certo (risos).
A peça é dirigida pelos atores Enrique Diaz e Débora Lamm a partir de uma encomenda feita pela própria Drica ao dramaturgo Jô Bilac. A ideia da atriz era retornar aos palcos — de onde é oriunda, ocupando este espaço desde a adolescência — seis anos depois de sua última peça, Lifting — Uma Comédia Cirúrgica, que passou pela Capital em 2017.
Parceria
Em uma hora e 20 minutos de duração, Férias coloca no palco apenas Drica e Assunção, que interpretam todos os personagens, mudando as caracterizações no palco. Para isso, a dupla vive um "rali", que funciona graças à química entre os atores, que já interpretaram um casal na série A Fórmula (2017), da TV Globo — esta é a primeira comédia do intérprete de H na última década.
— Chamei o Fabio porque eu precisava de um grande ator para estar do meu lado. Ele é maravilhoso, um parceiro excelente, muito questionador e vivo, estamos extremamente conectados. E tem esse encontro de um bicho de teatro, eu, e um bicho de TV e cinema, ele, o que é bonito. São dois atores de formações muito distintas dando vida a dois personagens que são clowns, sendo um palhaço tímido e uma palhaça atrevida — destaca Drica.
Se em cima do palco a dupla de protagonistas fica sozinha, a plateia colabora para a dinâmica do espetáculo, participando por meio da interatividade promovida pelos atores, conforme salienta Drica:
— Isso torna o espetáculo muito vivo. A gente tem uma conversa franca e alegre com o público, mas sem nunca descolar daqueles personagens da ficção.
Esta ficção, porém, vem baseada nas vivências que podem fazer parte do dia a dia de um casal comum. Foi este caminho, por sinal, que a atriz quis seguir ao idealizar o espetáculo, pesquisando textos do passado, mas descobrindo que a história estava no presente.
— Li muita coisa dos anos 1980 e 1990, mas tudo me parecia um pouco datado. Então, acabei ligando, em janeiro, para o Jô Bilac, que é um dos maiores autores contemporâneos brasileiros, e falei: "Jô vamos fazer uma peça de casal". Aí ele falou: "Acabei de voltar de férias, deu tudo errado". Eu falei: "Poxa, vamos começar por aí. Vai ser muito divertido" — comenta a atriz, que também produz Férias.
Correria
Drica celebra seus 40 anos de carreira com a alegria de voltar aos palcos e abraçar novamente a comédia, depois de personagens densas e trágicas no audiovisual. Em paralelo, a atriz está no elenco de Volta por Cima, a próxima novela das sete da TV Globo, que tem estreia marcada para 30 de setembro.
— Estou desesperada. Nesta semana, eu gravei muito. Ontem (dia 16), foram 12 horas. Hoje (17), eu gravo 10 horas. Amanhã (18), gravo 10 horas. Na quinta (19), eu faço uma noturna, das 21h às 5h de sexta (20). Depois, pego um avião e vou para Porto Alegre para as duas apresentações no sábado. Não faço nada além de rezar — diz Drica, aos risos.
A atriz, que comenta ter família gaúcha, ainda brinca que terá que dar atenção para um grande número de pessoas entre uma apresentação e outra no Teatro do Bourbon Country:
— Vou estar em um corre danado. Tenho familiares para receber entre a primeira e a segunda sessão. Minha avó era daí, então tenho tios e primos. É uma turma. Vou ter 15 minutos para ver 16 pessoas. Vai dar menos de um minuto para cada um (risos).
Férias
- Neste sábado (21), às 18h e às 21h, no Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80 — bairro Jardim), em Porto Alegre.
- Ingressos a partir de R$ 120 (inteiro).
- Pontos de venda sem taxa: bilheteria do Teatro do Bourbon Country, de segunda a sábado, das 13h às 21h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Ponto de venda com taxa: pela plataforma Uhuu.
- Desconto de 50% para os primeiros cem sócios do Clube do Assinante sobre o valor inteiro.