A relação entre homens e mulheres — que alguns chamam de "guerra dos sexos" — é o tema da peça A Comédia dos Amantes, produção gaúcha que estreia no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°), em Porto Alegre. As sessões serão nesta terça (23) e na quarta-feira (24), às 20h, com ingressos a partir de R$ 30, à venda no site do São Pedro ou na hora, no local.
Em um jogo de metateatro (ou seja, teatro dentro do teatro), Ana Paula Schneider e Leonardo Barison interpretam atores que ensaiam cenas teatrais de diferentes épocas, da Grécia Antiga aos tempos atuais. Entre essas cenas, aparece a relação entre esses atores, conferindo ainda mais atualidade aos temas debatidos.
— É um espetáculo que faz as pessoas rirem e também se emocionarem. Essa é a ideia principal — diz o diretor da montagem, Rogério Beretta, que fez sucesso como ator na série de comédias teatrais Homens de Perto e é um dos organizadores do festival Porto Verão Alegre.
A Comédia dos Amantes é uma versão atualizada de um texto de Luiz Arthur Nunes de 1979 que foi revisto em parceria com Angel Palomero. Em cena, os atores também cantam e dançam, com coreografia de Carlota Albuquerque.
Olhar
Beretta explica que, no processo de criação do trabalho, houve uma preocupação em lançar um olhar crítico sobre as relações de gênero do passado.
— Depois de uns 4,5 mil anos, parece que a relação entre homens e mulheres não mudou tanto. Por mais que as coisas tenham avançado, ainda existem muitas diferenças. Porque são seres diferentes, com focos de vida diferentes, objetivos diferentes, e com equilíbrio social diferente ainda.