No final da década de 1990, quando Cassandra Calabouço iniciou sua trajetória no mundo drag, a cena não tinha o reconhecimento e a visibilidade dos dias de hoje. A artista foi, assim, uma referência, tornando-se uma das drag queens mais conhecidas da cidade.
Os 25 anos de atuação da personagem, encarnada pelo bailarino, ator e performer Nilton Gaffrée Júnior, serão celebrados no espetáculo Onde Está Cassandra?, que estreia no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 726), na Capital. As sessões ocorrem nesta sexta (24) e no sábado (25), às 20h, e domingo (26), às 18h. Os ingressos custam R$ 60 em sympla.com.br.
Trajetória
Estrelada por cinco drag queens, a montagem resgata a trajetória da artista homenageada. No palco, coreografias, cenas e números de lipsync (dublagem) são utilizados para apresentar as memórias, os questionamentos e as críticas de Cassandra.
Com dramaturgia de Gui Malgarizi e direção de Diego Mac – da Macarenando Dance Concept, companhia que Nilton e sua Cassandra integram –, o espetáculo traz no elenco Alpine, a Grande (Aline Karpinski), LadyVina, Savanah Queen, Zélia Martínez (Zé Passos) e, claro, a própria Cassandra.
A primeira vez que Gaffrée Júnior se montou como Cassandra Calabouço foi em 1998. Desde então, tornou-se figura atuante da cena LGBT+ da Capital. O artista havia entrado no mundo das artes anos antes, em 1993, quando iniciou seus estudos em dança. Atuou em coletivos de destaque, como o Grupo Experimental de Porto Alegre e a Gaia Dança Contemporânea. Também integra o elenco da Muovere Cia. de Dança. Em 2010, recebeu o Prêmio Açorianos de melhor bailarino por Abobrinhas Recheadas.