Logo após sua última apresentação em Porto Alegre, realizada na noite desse domingo (15), o Mirage Circus iniciou o seu processo de desmontagem. O circo, que tem como um de seus fundadores o ator Marcos Frota, ficou instalado durante quatro meses e meio ao lado do Estádio Beira-Rio, na Avenida Padre Cacique.
Na manhã desta segunda-feira (16), 80 pessoas trabalharam na desmontagem, entre funcionários do circo, os técnicos responsáveis pela parte estrutural e os colaboradores contratados na cidade. Em média, esse processo leva cinco dias. O objetivo é que tudo seja finalizado na sexta-feira (20) para o comboio partir para Caxias do Sul no sábado (21) e iniciar a montagem por lá — o que costuma durar 10 dias.
A chuva que caía em Porto Alegre não era impeditiva para o trabalho no Mirage. Nesta segunda, o foco era a desmontagem interna, então os profissionais do circo atuavam dentro do picadeiro. Se fosse necessário baixar a lona, por exemplo, os funcionários teriam que esperar a instabilidade passar.
Conforme Sócrates Fernando, diretor de marketing e comunicação do Mirage, o comboio deverá partir para Caxias com 20 caminhões e mais de 30 carretas, um número ligeiramente maior do que chegou em Porto Alegre. Ele explica que, durante o tempo que permaneceu na capital gaúcha, o circo adquiriu mais equipamentos.
A temporada na Capital
O circo contou em Porto Alegre com uma estrutura de 40 mil metros quadrados, o que incluiu mais de 800 toneladas de equipamentos, som, luz e painéis de LED. Tendo estreado no dia 1º de junho, a organização estima que mais de 200 mil pessoas assistiram às 200 apresentações feitas na Capital.
De acordo com Sócrates, a temporada em Porto Alegre foi especial. Tudo na Capital foi macro, como ele descreve, principalmente a interação com o público, tanto em resposta quanto aderência.
— Recebemos pessoas de todas as partes do Estado, que viajaram 500 km para ver o espetáculo — relata Sócrates. — Havia gente de Pelotas, São Borja, Santa Maria, entre outras localidades, o que foi muito significativo para nós. Isso reforça a nossa escolha de vida e que vale a pena fazer um trabalho diferenciado. Circo não morreu na memória das pessoas. O circo vive!
Próxima parada
De Porto Alegre, o Mirage irá para Caxias do Sul, onde será instalado no Parque da Festa da Uva (Rua Ludovico Cavinato, 1.431, Nossa Senhora da Saúde). O espetáculo deve permanecer no município da Serra por seis semanas, com a primeira apresentação marcada para 1º de novembro. Os ingressos já estão à venda no site do circo e também na bilheteria física, que funciona de terça a domingo, das 10h às 22h.