Quatro meses e meio após montar uma estrutura de 40 mil metros quadrados ao lado do Estádio Beira-Rio, na Avenida Padre Cacique, o Mirage Circus fez neste domingo (15) a última apresentação em Porto Alegre. Na despedida do Gigante Brasileiro, o público lotou as arquibancadas, se divertiu e interagiu com as atrações dentro do picadeiro. O circo estima que mais de 200 mil pessoas assistiram às 200 apresentações feitas na Capital.
Desde 1º de junho, quando estreou na cidade, o circo — que tem como um de seus fundadores o ator Marcos Frota — passou a fazer parte do cartão postal dos porto-alegrenses e se incorporou à paisagem do Guaíba. Uma hora antes da última apresentação, crianças e adultos já formavam fila na entrada do circo. Todos na expectativa pelo ato final. Quando o espetáculo começou, o público comemorou.
Ao final de cada apresentação, os aplausos tomavam conta do picadeiro, num reconhecimento ao trabalho dos artistas. E foi assim até a última atração, quando a plateia voltou a aplaudir, mas desta vez de pé.
"Me emocionei bastante"
O tatuador Pedro Müller, 32 anos, assistiu pela segunda vez a apresentação na companhia da namorada, a publicitária Flávia Lopes, 29 anos.
— A primeira vez que viemos, o que marcou foi o tratamento e a recepção dos funcionários. A gente retornou hoje no último dia para fechar com chave de ouro e repetir a dose — afirma Müller.
Dessa vez, Flávia comemorava ter conseguido lugares mais próximos do palco.
— Adorei a primeira vez que vim. Me emocionei bastante — destaca.
Os dois também convidaram as mães para ir junto. Toda a família saiu de Viamão, na Região Metropolitana, para ver a última apresentação. Janete Müller, 71 anos, e Maria Eloisa, 57 anos, acompanharam o casal, após décadas sem ir a um circo.
— Me fez lembrar do tempo de infância. Faz tempo que não vou a circo. É difícil vir. Faz 50 anos que não vinha ao circo. O meu filho me convenceu a vir, porque já tinha vindo — afirma Janete.
Após assistir a trechos da apresentação na TV, Maria finalmente conseguiu assistir ao espetáculo ao vivo. Com destaque para a apresentação das motos.
— Fazia uns 20 anos que não vinha ao circo. Sempre gostei de ir a circo, mas fazia tempo que não vinha — destaca.
"Superou expectativas"
Inara Gonçalves Silva, 59 anos, saiu de Guaíba, na Região Metropolitana, na companhia da neta Isadora, de 10 anos.
— Superou expectativas. Não gostava muito de circo, mas resolvi vir para ver. A minha neta adorou — ressalta.
O motorista Luciano Mello, 45 anos, acompanhou o espetáculo pela segunda vez. Ele e o filho Matheus, 8 anos, saíram de Canoas, para ver as apresentações.
— É muito bom. Gostei do palhaço e da apresentação das motos — observa.
Proprietária comemora temporada "muito acima do esperado"
A proprietária do Mirage Circus, Sabrina Robatini, afirma que a temporada em Porto Alegre foi muito mais do que o esperado.
— Hoje, no último dia, todos os espetáculos lotados. Se tivesse mais estaria também — garante.
Ela destaca o sucesso de público e o acolhimento do povo gaúcho.
— Foi uma temporada maravilhosa, abençoada. Os gaúchos são nota dez — afirma, acrescentando que foram em média 10 apresentações por semana, com eventuais cancelamentos por conta do mau tempo.
— Porto Alegre vai ficar marcado na história do circo. A experiência que a gente teve aqui, o que a gente viveu em Porto Alegre nessa temporada nenhum circo brasileiro nos últimos anos teve algo assim tão grandioso, relevante. Tudo que aconteceu aqui foi macro, a presença de público, a aderência de público e a resposta de público também — elogia Sócrates Fernando, diretor de marketing e comunicação do circo.
Conforme Fernando, pessoas de todo Rio Grande do Sul assistiram ao espetáculo.
— Recebemos milhares de recados nas redes sociais, com margem incrível de 99,9% das mensagens positivas, com as pessoas elogiando o trabalho, a qualidade do circo, do atendimento. Se a gente junta tudo isso é uma coisa que emociona. Tivemos oportunidade de retribuir esse carinho com espetáculos solidários com arrecadação para pessoas necessitadas e desabrigados por conta das enchentes — destaca. Cerca de 50 toneladas de alimentos foram arrecadadas durante o período.
Próximo espetáculo
Depois de encerrar a temporada em Porto Alegre, o Mirage irá para Caxias do Sul, onde será instalado na Rua Lodovico Cavinato, 1.431, Nossa Senhora da Saúde, no Parque Festa da Uva. O espetáculo permanece no município por seis semanas. Os ingressos já estão à venda no site do circo e também na bilheteria física, que funciona de terça a domingo, das 10h às 22h. A primeira apresentação está marcada para 1º de novembro.