Eduardo Bueno quer fazer as pessoas rirem com seu novo espetáculo, mas de desespero. Brasil: Pecado Capital repassa 500 anos de história para contar como o país sempre foi atolado na corrupção. A estreia é nesta sexta-feira (14), às 21h, no Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80), em Porto Alegre, com ingressos a partir de R$ 130 à venda no site uhuu.com. Sócios do Clube do Assinante têm 50% de desconto.
Após o sucesso do curso online Brasil, uma Outra História, com mais de 2 mil inscrições vendidas, em junho Peninha lançou outra leva de aulas, dessa vez focadas nas práticas escusas de desvio de dinheiro. O espetáculo é baseado nesses estudos feitos pelo jornalista e escritor de diversos livros sobre a formação do país, como A Coroa, a Cruz e a Espada – Lei, Ordem e Corrupção no Brasil Colônia, da Coleção Terra Brasilis.
— É uma ladroagem desde o primeiro dia (do descobrimento do Brasil). De quem é a responsabilidade? É tua, minha, nossa. É da nossa sociedade, por não exercer sua cidadania e por não cumprir seu papel de fiscalização. O brasileiro cobra os seus direitos, mas quantos exercem os seus deveres?
A peça é produzida por Marcelo Filgueiras e dividida em três blocos de 30 minutos, cada um focado na construção de uma das capitais: Salvador (1549-1763), Rio (1763-1960) e a atual, Brasília. Em cima do palco, encenando personagens corruptos, Peninha terá o desafio de falar de assunto sério mas também arrancar gargalhadas.
Quem assistir à estreia será "cobaia" para que ele tire o termômetro do espetáculo e faça ajustes para uma temporada entre os dias 1°/9 e 3/9 no Theatro São Pedro. Depois, sairá em turnê pelo país, como fez com Não Vai Cair no Enem em 2019.