O recente ciclone extratropical que atingiu Porto Alegre e o Rio Grande do Sul na madrugada desta sexta-feira (16), afetou, também, alguns espaços culturais de Porto Alegre. Até agora, a prefeitura registrou danos em pelo menos três prédios, incluindo o Paço Municipal e o Museu Joaquim Felizardo. O local mais afetado é o Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, que abriga o Teatro Renascença, a sala Álvaro Moreyra, e a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães (BPMJG). No Estado, até as 17h30min desta sexta-feira, três pessoas haviam morrido e ao menos 11 estavam desaparecidas em razão do temporal.
De acordo com o diretor Administrativo e Financeiro da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), Eduardo Baldasso, o município está tomando medidas rápidas e efetivas para deixar os equipamentos da Secretaria de Cultura em boas condições novamente. A prefeitura está avaliando os estragos estruturais e, também, materiais, já que livros, instalações elétricas, entre outros, ficaram comprometidos tanto pela água quanto pela umidade.
Segundo ele, até o começo da tarde desta sexta-feira, o subsolo do Teatro Renascença estava inundado e a estação de energia elétrica, localizada neste local, submersa. A água atingiu uma altura de 4 metros, atingindo mesmo nível do palco. Já no prédio da biblioteca, a água subiu 50 centímetros do nível do subsolo, atingindo livros e móveis.
Ainda no começo da tarde desta sexta-feira, equipes de manutenção estavam no local e utilizaram bombas para a retirada da água dos locais. Como a rede elétrica também foi comprometida, a energia do prédio foi desligada, e assim permanecerá pelas próximas 48 horas. Segundo Baldasso, tanto o Museu Joaquim Felizardo quanto o Paço Municipal registraram goteiras, que já foram resolvidas com o uso de lonas, para preservar o acervo.
Teatro Renascença
De acordo com Jessé Oliveira, coordenador de Artes Cênicas do local, em razão da inundação, a programação dos teatros Renascença e Sala Álvaro Moreyra ficaram comprometidas. As sessões dos espetáculos que seriam apresentados neste fim de semana, Esperando Godot e E Agora Caipora foram canceladas. Conforme Jessé, nunca havia ocorrido uma inundação deste nível no prédio.
Jaques Machado, produtor do espetáculo Esperando Godot, conta que havia mais de 130 ingressos vendidos, de forma antecipada, para as três sessões que seriam apresentadas neste fim de semana. Segundo ele, parte do cenário do espetáculo ficou de baixo d’água.
— Não existem condições técnicas e nem de segurança para as apresentações acontecerem. Pedimos desculpas, mas o motivo é de força maior.
Quem comprou ingressos antecipados, poderá comparecer nas sessões dos dias 23, 24 ou 25 de junho, para assistir ao espetáculo. Caso isso não seja possível, o comprador poderá pedir o cancelamento no Sympla e realizar o estorno da compra.
Além das sessões do espetáculo, também foram canceladas a Multifeira Cultural e a Feira Vegana, com mais de 20 expositores, que também ocorreriam no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, nos horários da peça Esperando Godot.
Os ingressos espetáculo infantil E Agora Caipora também poderão ser usados nas sessões do próximo fim de semana. Informações para reembolso, no perfil do Instagram @accavalodetroia.
Situação na biblioteca
Outro local que teve a estrutura afetada pela chuva foi a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães (BPMJG). Segundo Renata de Souza Borges, diretora da biblioteca, o subsolo do prédio também foi invadido pela água da chuva.
A diretora conta que alguns cuidados foram tomados, ainda na quinta-feira à tarde, para não deixar livros e documentos muito perto do chão, com o objetivo de minimizar o risco de molhar, em caso de inundação. Porém, a medida não foi suficiente.
— Nós tentamos recolher tudo o que poderia ser danificado, mas a água subiu mais do que nas outras vezes, então, é provável que algum material seja danificado, se não pelo contato direto com a água, pela umidade. Só conseguiremos saber exatamente quando a água baixar.
O problema de inundação não é uma novidade no prédio da biblioteca. Em 2020, durante a pandemia, houve um episódio. Depois de uma nova manutenção, não havia mais ocorrido.
Em relação aos horários de funcionamento, o único dia que ficou comprometido foi a sexta-feira, quando a biblioteca ficou fechada para a avaliação dos danos. No fim de semana, já não abriria e, na segunda-feira, a intenção é atender normalmente, das 9h às 17h.
Prédios do Estado não foram atingidos
De acordo com Camila Diesel, coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), até o começo da tarde desta sexta-feira, não foram registrados danos em nenhum espaço gerido pela Sedac. Dessa forma, fica mantida a agenda cultural do fim de semana, que inclui atividades do Mês do Orgulho LGBT+.
Nova data para a Feira da Visibilidade Trans
A III Feira da Visibilidade Trans, projeto de fomento cultural e geração de renda para artistas independentes trans, travestis e não-binários, que ocorreria neste sábado (17), foi adiada para o dia 8 de julho. Em razão da tempestade, muitos feirantes e expositores estão com dificuldade para participar. A atividade será no dia 8 de julho, na Travessa dos Cataventos, das 13h às 19h. Instagram da feira: @feiravisibilidadetrans.
CCMQ / Integra mês do Orgulho LGBT
(DES)MONTA
Exposição de artes visuais de Lai Borges
Abertura: 26/05, às 18h
Espaço Maria Lídia Magliani, 5º andar CCMQ
Em cartaz até 12/07
Oficina de Maquiagem Experimental
Oficina que propõe a experimentação em maquiagem criativa em dois encontros que repensem a maquiagem enquanto uma ferramenta de exploração da imagem de si e da criação de personagens. A oficina prevê que as pessoas participantes conheçam materiais e técnicas básicas e experimentem materiais alternativos que não necessariamente sejam advindos do mundo da maquiagem, como papéis, tintas, pedrarias e adornos, demonstrando o caráter experimental da maquiagem.
Datas: 17/06 e 24/06
Horário: 15h
Local: Sala Sapato Florido | 5º andar, prédio Gasômetro, Casa de Cultura Mario Quintana
Ministrante: Lai Borges
RS CRIATIVO / Integra mês do Orgulho LGBT - Adiado para 8 de julh
Seria neste sábado, dia 17/06, ficou para 8 de julho — III Feira da Visibilidade Trans, projeto de fomento cultural e geração de renda para artistas independentes trans, travestis e não-binários. É na Travessa dos Cataventos, das 13h às 19h.
Instagram da feira: @feiravisibilidadetrans.
THEATRO SÃO PEDRO / Integra comemoração de aniversário do TSP
Data: 17, 18 e 20/06 - sábado (20h), domingo (18h) e terça (20h)
I Pagliacci - Ópera em dois atos, de Ruggero Leoncavallo
OSPA e CORS
Local: Palco principal do TSP
Regência: Evandro Matté
Data: 18/06 - domingo (10h)
Concerto da Banda Municipal de Porto Alegre
Local: Concha Acústica do Multipalco Eva Sopher
Entrada Franca
Data: 18 de junho a 1º de julho
Exposição Fotográfica Eva Sopher 100 anos
Curadoria: Renata Rubim
Local: Sala de Exposições do Theatro São Pedro
Entrada Franca