"Não falamos do Bruno, não, não, não/ Não falamos do Bruno."
Quem é pai, mãe ou entusiasta de animações certamente foi impactado com este refrão-chiclete. Ele vem da animação Encanto, sucesso da Disney que contagiou o mundo em 2021. Para quem quiser se aprofundar ainda mais nesta experiência musical, desta vez em um ambiente especialmente criado para este propósito, chega a Porto Alegre, no Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80), o espetáculo Cantando com Encanto, que terá sessões nesta sexta-feira (7) e no sábado (8), em dois horários: às 11h e às 15h.
No evento, crianças de todas as idades — sim, adultos podem participar — serão convidadas a cantar junto com os personagens do filme vencedor do Oscar de melhor animação. Em cada uma das sessões, o longa-metragem será exibido na íntegra, em uma tela de alta definição, e a cada faixa a banda composta por 10 músicos começará a tocar ao vivo e os espectadores poderão soltar a voz, fazendo da experiência coletiva um grande coral. Além disso, uma atriz caracterizada como um dos habitantes de Encanto percorrerá a plateia, incentivando todos a soltarem a voz, cantando e dançando junto.
O espetáculo é dividido em dois atos: o primeiro tem duração de 50 minutos e, logo após a cantoria com Não Falamos do Bruno, ocorre um intervalo de 15 minutos. Na sequência, o espetáculo é retomado para os seus 40 minutos finais. Para atrair o público, a produção, que é oficial da Disney, está ofertando ingressos para qualquer setor com 50% de desconto. Para ter o benefício, é necessário acessar o site uhuu.com e digitar o código 50ENCANTO.
A história de Encanto acompanha uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica, em uma cidade vibrante que leva o nome de Encanto. A magia do local abençoou todos os meninos e meninas da família Madrigal com um dom único, desde superforça até poder de cura. Todos, exceto Mirabel. Mas, quando a protagonista descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, ela vai em busca da solução para o problema, mas sem os poderes de seus parentes. E tudo isso, é claro, embalado com muita música e uma ambientação representativa na América do Sul, com destaque para os povos latinos.
No que diz respeito à música, o filme foi ganhador de três prêmios Grammy em 2023: Germaine Franco foi laureado por suas composições instrumentais na categoria melhor trilha sonora original para mídia visual. Já Lin-Manuel Miranda e os produtores Mike Eliozondo e Tom MacDougall levaram a estatueta de melhor trilha sonora compilada para mídia visual. Por fim, We Don't Talk About Bruno (Não Falamos do Bruno, na tradução) foi eleita a melhor canção escrita para mídia visual.
Sucesso
De acordo com a produtora Renata Alvim, da Rega Início, escolhida pela Disney para trazer o musical para o Brasil, o espetáculo estreou nos Estados Unidos no ano passado, buscando entregar uma experiência única para o público que não pôde ir assistir ao filme nos cinemas — afinal, a estreia de Encanto ocorreu durante momentos críticos da pandemia de covid-19, e as pessoas recorreram ao streaming Disney+ para conferir a animação. Por lá, foi sucesso.
A produtora conta que o Brasil, então, é o primeiro país a receber o espetáculo depois dos Estados Unidos. A turnê se iniciou por São Paulo, onde eram previstas 12 apresentações — o sucesso foi tanto que foi preciso criar outras três sessões para dar conta de tanta procura. No total, foi 98% de ocupação. Agora, Porto Alegre será a segunda cidade brasileira a contar com Cantando com Encanto.
— Para a gente, foi muito desafiador, porque, na verdade, o Brasil não tem muito essa prática de "sing-along". Então, até por isso, a gente colocou o nome de Cantando com Encanto. A gente trouxe para cá e montou quase com o mesmo formato dos Estados Unidos, que tem a tela, a banda e uma MC. Mas fizemos um pouquinho diferente deles, colocando alguns efeitos em uma ou outra música, para dar o nosso jeitinho e o nosso gostinho mais brasileiro — explica Renata.
Cantando com Encanto também traz uma nova interação da plateia com a exibição de um filme, conta a produtora:
— É um cinema em que as crianças podem falar, podem cantar, podem levantar e dançar. É bem diferente do que normalmente é. Todo mundo vai para o cinema e fica pedindo para fazer silêncio, para ver o filme. Neste não. Inclusive, tem algumas interações de acender a lanterna do celular em uma música, de fazer coreografia. As mães podem gravar e colocar nas redes sociais. Também tem outras surpresas de efeitos. E os pais também terminam se divertindo muito, porque é contagiante. Eles dançam e cantam com as crianças. É bem família e muito animado.
Cantando com Encanto
- Nesta sexta-feira (7) e sábado (8), às 11h e às 15h, no Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80), em Porto Alegre.
- Ingressos a partir de R$ 50 (inteiro) e R$ 25 (meia-entrada, utilizando o cupom 50ENCANTO) à venda pelo site uhuu.com e na bilheteria do Teatro do Bourbon Country.
- Desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante.