Com quase 162 anos de história, o Theatro São Pedro, em Porto Alegre, chega ao ano 2020 como uma das mais tradicionais salas de espetáculo do país, ainda em plena atividade. Mas, tomando como parâmetro o perfil de seus cerca de 1,1 mil sócios, atende a um público com média de idade acima de 60 anos.
A baixa representatividade de jovens entre os frequentadores é confirmada pela observação diária da direção do São Pedro, que criou uma iniciativa para começar a mudar esse roteiro: está aberta, até o dia 4 de março, uma chamada para jovens entre 18 e 24 anos participarem do Comitê Inovação Theatro São Pedro – não é necessário ter experiência em qualquer área, apenas motivação. Serão encontros mensais, entre março e novembro, para apresentar a histórica casa e, principalmente, ouvir os participantes sobre como atrair essa faixa etária para suas atividades.
— Esperamos ter novas ideias — afirma Antonio Hohlfeldt, presidente da Fundação Theatro São Pedro. — Quem sabe essa gurizada traz um universo completamente diferente, e o São Pedro, como instituições culturais na Europa e nos Estados Unidos, vá se adaptar à situação das novas tecnologias e dos novos meios de comunicação.
Ocupando o cargo que pertenceu a Eva Sopher (1923-2018), Hohlfeldt avalia que ela "acertadamente" dirigiu o teatro a um determinado público "de qualidade, de elite, mas que vai ficando mais idoso, mais velho":
— Não estamos abrindo mão desse público, pelo contrário. É nossa garantia de qualidade, nossa referência dentro do conjunto dos teatros do Brasil. Mas precisamos renovar e ampliar esse número, e daí a nossa preocupação em ampliar e modificar a programação.
Os dados indicam que há um público a ser conquistado para além dos espectadores de carteirinha. A pesquisa Cultura nas Capitais, divulgada em 2018 pela consultoria JLeiva, constatou que 54% dos entrevistados porto-alegrenses já foram ao São Pedro, índice abaixo da Usina do Gasômetro (88%), da Casa de Cultura Mario Quintana (71%) e do Auditório Araújo Vianna (66%). Dos que já visitaram, 83% deram notas entre 8 e 10.
Luiz Armando Capra Filho, superintendente administrativo-financeiro do São Pedro, explica que o Comitê Inovação, assim como as visitas guiadas já realizadas neste verão, é uma entre outras iniciativas nesse sentido:
— Entre março e abril, devemos ter as primeiras experiências com a tecnologia de realidade aumentada, provavelmente em uma visita guiada. Imagine que o público passará pela galeria de placas de homenagem aos artistas que já estiveram no São Pedro e poderá ver um ou dois deles em holografia ou em vídeo em seu celular.
Como participar
Jovens de 18 a 24 anos podem se inscrever para o Comitê de Inovação do Theatro São Pedro preenchendo o formulário em gzh.rs/inova-tsp até o dia 4 de março. Os encontros serão mensais, de março a novembro.