Para celebrar seus 40 anos de atividade, o Ballet Vera Bublitz realiza neste domingo (1º), no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, duas sessões de um dos clássicos do gênero, O Quebra-Nozes. Composto por Tchaikovsky em 1891, o espetáculo é desde então constantemente reencenado como espetáculo de Natal mundo afora.
Inspirado na versão francesa de Alexandre Dumas pai (de Os Três Mosqueteiros e O Conde de Monte Cristo) para um conto do escritor fantástico alemão E.T.A. Hoffmann (que também escreveu a história original de outro clássico do balé, Copélia), O Quebra-Nozes é ambientado no leste europeu. No enredo, a menina Clara se vê transportada para um mundo de fantasia após receber como presente de Natal de seu padrinho um “quebra-nozes” na forma de um soldado.
O brinquedo logo é danificado pelo afoito irmão de Clara, Fritz. Na mesma noite, a menina dorme e sonha que o brinquedo ganhou vida: é um soldado de verdade e comanda um batalhão humano num combate contra um exército de ratazanas. Ao lado do brinquedo feito gente, Clara viverá inacreditáveis aventuras.
É a terceira vez que o Ballet Vera Bublitz monta o O Quebra-Nozes com seus bailarinos. A primeira foi em 1992 e a segunda, em 2009, nas comemorações dos 30 anos da escola. O espetáculo deste domingo tem direção geral de Vera Bublitz e direção artística de Carlla Bublitz. Participam da encenação bailarinos premiados da escola, que conquistaram bolsas internacionais e prêmios em países como Alemanha, França, Bélgica e Estados Unidos, entre outros.
Serviço
- Domingo, às 15h e às 19h30min, no Teatro do Sesi (Avenida Assis Brasil, 8.787)
- Ingressos a R$ 110 (plateia baixa) e a R$ 100 (plateia alta)
- Pontos de venda: sede Corte Real (Rua Cel. Corte Real, 227, Petrópolis) e sede Lucas de Oliveira (Avenida Cel. Lucas de Oliveira, 158, Auxiliadora, em Porto Alegre). No dia da apresentação, na bilheteria do teatro.