Mochilas, material escolar, brinquedos, bola de futebol, diários... Inúmeros são os pedidos de presentes de Natal escritos a próprio punho por crianças de todo o Rio Grande do Sul através de mais de 42 mil cartinhas endereçadas ao Papai Noel. Todos esses desejos podem ser realizados a partir desta sexta-feira (22), com o início da Campanha Papai Noel dos Correios, que permite que qualquer pessoa se torne o “bom velhinho” por um dia.
O lançamento da ação foi realizado no Espaço Cultural dos Correios, localizado no térreo do Memorial do Rio Grande do Sul, no centro de Porto Alegre. A cerimônia foi marcada por um cortejo pela Praça da Alfândega, contando com a presença do Papai Noel, para chamar a população a participar.
A campanha, que completa 30 anos em 2019, começou com uma iniciativa de funcionários dos Correios que, comovidos com as cartas recebidas e endereçadas ao Papai Noel, decidiram começar um processo de adoção dos pedidos para que as crianças tivessem seus desejos de Natal atendidos. Aos poucos a ideia se espalhou, virando uma marca da solidariedade nos finais de ano e se tornando tradição entre as pessoas.
É o caso da servidora pública Luiza Baleeiro Sant’Anna, 69 anos, que montou um grupo de voluntários para se engajar no projeto e há 15 anos participa da ação.
— Nós temos que fazer alguma coisa pelo outro. Não viemos aqui para ficar em uma rede tomando água de coco. Precisamos ajudar o próximo — disse Luiza, contando com orgulho que chegou a levar 187 cartinhas no ano passado.
Para a aposentada Beloni Maria Ortiz, 75 anos, a tradição de ajudar as crianças a ter um Natal mais feliz começou em 2010 após uma promessa:
— Aquilo que eu não tive quando criança eu posso fazer agora para uma criança.
— É uma maneira de ajudar. Gostaríamos de levar todas. Eu opto por pegar mais de uma com pedidos mais acessíveis — disse a técnica de biblioteca Carolina Schmitt, 31 anos, enquanto lia com atenção os pedidos dos pequenos.
Como funciona
As cartinhas podem ser adotadas nas agências centrais dos Correios de 86 cidades do Interior. A lista pode ser consultada aqui. Em Porto Alegre, são cinco pontos de adoção:
- Centro Histórico: Casinha do Papai Noel, no Espaço Cultural dos Correios (prédio histórico na Praça da Alfândega, com entrada pela Av. Sepúlveda — térreo do Memorial do RS)
- Área Central: Agência Moinhos de Vento (Rua Coronel Bordini, 555)
- Zona Sul: Agência Ipanema (Avenida Eduardo Prado, 2.165)
- Zona Norte: Agência São João (Rua Vinte e Cinco de Julho, 46)
- Zona Leste: Agência Parque Sarandi (Avenida Vinte e Um de Abril, 41)
Basta chegar em um dos locais, sentar em frente às cartas disponíveis em mesas, fazer sua escolha e um cadastro breve com as cartas retiradas.
A adoção acontece até 7 de dezembro na Casinha do Papai Noel, mas termina um dia antes nos demais pontos. Os presentes precisam ser levados até essas mesmas datas no local em que a carta foi retirada.
Já pela internet, a adoção segue até o dia 29 de novembro pelo site dos Correios.
A modalidade online está disponível apenas na Capital, já que as entregas precisam ser feitas no Espaço Cultural dos Correios.
De acordo com os Correios, o presente deve ser embrulhado em papel pardo e o pacote deve conter o número da carta legível. É através dele que ocorrem a identificação do destinatário e a entrega correta.