Há 34 anos, o Natal Luz dava início à sua primeira edição na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha. Mais de três décadas depois, o espetáculo firmou-se como uma das tradições mais clássicas da cidade serrana. As cores, luzes, shows e músicas deixam os visitantes deslumbrados, fazendo até os mais velhos voltarem a ser criança por alguns instantes. Os que ainda são pequenos, têm a oportunidade de renovar a crença na magia do Natal. Abaixo, separamos alguns motivos para conferir de perto o Natal Luz de 2019. Confira!
1- Encantar-se com a Festa dos Pinheiros
Uma das principais atrações do Natal Luz de Gramado é a Tannenbaumfest, ou, simplesmente, Festa dos Pinheiros. Cerca de 60 pinheirinhos são instalados ao longo da Avenida Borges de Medeiros, a principal via da cidade, e a comunidade local é convidada a fazer sua decoração personalizada na árvore que escolher. São famílias, empresas, hotéis e restaurantes que, com muita criatividade e espírito natalino, assinam suas obras de arte em forma de árvore de Natal.
2- Conferir o trabalho de artesãos locais
A decoração que toma conta da cidade nessa época de festas é fruto do trabalho de uma dezena de artistas e artesãos. Celebrando a cultura local, a mão de obra para a confecção das renas, dos soldados quebra-nozes de tamanho gigante e outros detalhes é responsabilidade de artistas plásticas da Associação de Artistas de Gramado. São pintoras e escultoras que dão vida às estatuetas que celebraram a época de festas com turistas e moradores da cidade.
3- Surpreender-se com a Trupe de Natal
Quem passeia pelas ruas de Gramado em época de Natal Luz pode ter a chance de ser surpreendido pela famosa Trupe de Natal. Um grupo divertido de artistas, atores e bailarinos que pode aparecer em qualquer lugar da cidade, interagindo com os passantes e criando momentos únicos e alegres. A trupe também faz um belo trabalho junto a hospitais e escolas da região, levando alegria e descontração a quem mais precisa, sempre reverenciando o espírito natalino.
4- Emocionar-se com a Orquestra de Gramado
A Orquestra Sinfônica de Gramado é uma atração à parte da Rua Coberta. Os músicos apresentam versões de músicas natalinas por meio de um repertório extenso e eclético que vaga pelos estilos clássico erudito até o popular, passando pelo rock. O grupo é formado, na maioria, por jovens estudantes que se comprometem em transmitir ao público música de qualidade com um toque mágico natalino.
5- Fazer um passeio pela Vila de Natal
A Vila de Natal é atração imperdível do Natal Luz de Gramado. O espaço temático conta com uma grande feira de artesanato local repleta de produtos fabricados a mão. São papais noéis, guirlandas, velas, enfeites e todo o tipo de decoração de temática natalina, tudo obra de artesãos locais. Além dos expositores e de intervenções artísticas, a casa do Papai Noel conta com a presença do próprio bom velhinho para receber os pedidos de natal de todos os visitantes.
6- Curtir os novos espetáculos
O teatro musical A Lenda do Bosque de Natal, dirigido por Fabrício Ghomes, aposta em cenários surpreendentes, dança, artistas circenses e músicas originais cantadas ao vivo. A história aborda um suposto sumiço do Papai Noel a poucos dias do Natal e moradores de um bosque encantado precisam encontrá-lo. Já o show Illumination é um novo megaespetáculo com luzes e atuações impactantes de cantores e cantoras, dançarinos, coral e percussionistas. O primeiro ato, que conta a história de Jesus Cristo, tem narração de Cid Moreira. O Desfile A Magia do Noel traz três espetáculos em um só. O prólogo conta o nascimento do menino Jesus, seguido da Parada de Natal e do desfile do Papai Noel.