A Campanha Papai Noel dos Correios 2019 começa nesta sexta-feira (22) em todo o Rio Grande do Sul. O lançamento está marcado para às 9h30min no Espaço Cultural Correios Porto Alegre, local que abriga a Casinha do Papai Noel durante a campanha. O evento vai contar com a apresentação do Coral Em CanTo e o lançamento do selo que comemora os 30 anos da iniciativa. Em entrevista ao Estúdio Gaúcha, a assessora de comunicação dos Correios, Vanilce Fátima Barreiro, detalhou como será a campanha.
— Os Correios, em parceria com as secretarias municipais e estaduais de educação, recepciona as cartas, faz a triagem, leitura, cadastramento e disponibiliza para a sociedade adotar uma cartinha — comentou a assessora.
Os pedidos atendidos, preferencialmente, são de brinquedos, material escolar, roupas e calçados, segundo Vanilce. Os Correios não atendem pedidos de alimentos.
Até o momento, mais de 36 mil cartinhas já foram cadastradas em todo Estado. Elas estarão disponíveis a partir de sexta, para os interessados em participar. São 91 pontos de adoção distribuídos em 87 municípios.
Nas cidades do interior, as cartinhas podem ser lidas nas agências centrais dos Correios. Já em Porto Alegre, serão cinco pontos de adoção:
- Centro Histórico: Casinha do Papai Noel (no prédio histórico dos Correios na Praça da Alfândega, com entrada pela Av. Sepúlveda)
- Área Central: Agência Moinhos de Vento (Rua Coronel Bordini, 555)
- Zona Sul: Agência Ipanema (Avenida Eduardo Prado, 2165)
- Zona Norte: Agência São João (Rua Vinte e Cinco de Julho, 46)
- Zona Leste: Agência Parque Sarandi (Avenida Vinte e Um de Abril, 41)
A adoção acontece até 7 de dezembro na Casinha do Papai Noel, mas termina um dia antes nos demais pontos de doação. Os locais de doação no Estado estão disponíveis no site dos Correios. O presente deve ser entregue no mesmo local em que a carta foi adotada.