Está chegando o mês de fevereiro, e o Porto Verão Alegre 2019 segue a todo vapor: a programação termina apenas no dia 17, e essa etapa final terá até mesmo algumas estreias.
Enquanto elas não chegam, o Segundo Caderno selecionou destaques desta quinta (31/1) e sexta (1º/2) no festival para ajudar você a selecionar sua grade de atrações. Nesta página, estão espetáculos de comédia e drama para diferentes públicos, do humor do Guri de Uruguaiana à ousadia do Teatrofídico.
Os ingressos para os espetáculos custam de R$ 20 a R$ 40 (com 20% de desconto para sócios do Clube do Assinante e um acompanhante) e podem ser comprados pelo site portoveraoalegre.com.br e nos pontos de venda físicos: shoppings Bourbon Wallig, DC e Praia de Belas, e Theatro São Pedro.
Os Causos do Guri
O ator e músico Jair Kobe criou um dos personagens mais carismáticos dos palcos gaúchos – e da internet. O segredo é brincar com as tradições do Rio Grande do Sul sem apelar para estereótipos, nem sacanagens. Assim é o Guri de Uruguaiana, que é um dos destaques da semana com o espetáculo Os Causos do Guri. Aqui, o personagem apresenta as paródias do Canto Alegretense que fizeram sucesso, citando Bob Marley, Village People e Beatles, além de contar novos causos e convidar o "gaúcho emo" Licurgo para tocar bateria, andar de skate e dançar chula. A sessão será nesta quinta (31/1), às 21h, no Teatro da Amrigs (Av. Ipiranga, 5.311). Depois, o personagem volta ao festival com outra produção: Guri de Uruguaiana 2 – A Missão, de 4 a 7 de fevereiro e nos dias 13 e 14 de fevereiro, às 21h, também na Amrigs.
Pois É, Vizinha...
Alguns espetáculos viraram marca registrada do Porto Verão: estão há anos em cartaz, encantando novas audiências. É o caso de Pois É, Vizinha..., comédia dramática com a atriz Deborah Finocchiaro sobre uma dona de casa que decide desabafar com a vizinha, revelando as tragédias do cotidiano: trancada pelo marido, ela tem de lidar com o cunhado cadeirante e tarado, o voyeur do prédio vizinho e o tarado do telefone. O texto foi escrito por Franca Rame e Dario Fo, este o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1997. A peça é protagonizada e dirigida por Deborah, e conta com a participação de Leandro Roos Pires. A sessão desta sexta (1º/2), às 20h, é uma das atrações apresentadas fora de Porto Alegre, com entrada franca: será no Teatro do Sesc de Canoas (Av. Guilherme Schell, 5.340).
A Comédia dos Erros
A imagem difundida de Shakespeare entre o público em geral é a do sisudo dramaturgo que escreveu tragédias como Hamlet e Macbeth, mas o Bardo também deixou deliciosas e igualmente celebradas comédias. A Cia. Stravaganza, que completou 30 anos em 2018 – tendo comemorado com uma série de atividades – , captou o senso de humor de Shakespeare criando um espetáculo acessível mas sofisticado. Há 11 anos em cartaz, com direção de Adriane Mottola, A Comédia dos Erros conta a história de dois pares de gêmeos separados na infância durante um naufrágio, situação que motiva hilárias confusões quando seus caminhos voltam a se cruzar. As sessões serão desta sexta (1º/2) a domingo (3/2), às 21h, no Teatro Renascença, localizado no Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307).
Pq Casamos?!
Esta quinta (31/1) é o último dia para assistir à comédia protagonizada pelos atores Rogério Beretta e Suzi Martinez. Casados na vida real, eles satirizam as atribulações da vida a dois. Misturando ficção e realidade, o espetáculo escrito por Vitório Beretta (filho de Rogério e Suzi) fala de um casal unido há mais de 30 anos que descobre, no final das contas, não ser tão compatível quanto imaginava. É quando o conto de fadas vira drama, ou melhor, comédia. A direção deste trabalho estreado em 2018 é de Néstor Monasterio, também responsável pela série de peças Homens de Perto, Inimigas Íntimas e outros sucessos dos palcos gaúchos. Pq Casamos?! será às 21h no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°).
Frida Kahlo, à Revolução!
Estreia nesta sexta (1/2) no festival outra das peças celebradas do Porto Verão Alegre. Completando 10 anos desde sua estreia, o solo Frida Kahlo, à Revolução! é a homenagem da atriz Juçara Gaspar à lendária pintora mexicana (1907-1954) que se tornou símbolo pop de empoderamento e é cultuada até hoje pelas novas gerações. Além de ter criado uma obra radicalmente original, Frida teve uma vida pessoal digna de roteiro teatral, e o espetáculo justamente valoriza esse lado humano da artista. Com texto escrito por Juçara e direção de Daniel Colin, a montagem conta com trilha sonora original tocada ao vivo por Luciano Alves. As sessões serão desta sexta (1º/2) a domingo (3/2), às 21h, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°).
Cabaré Veneno
Tendo completado 15 anos de atividade em 2018, a Cia. Teatrofídico celebrou a longevidade criando este espetáculo que é uma verdadeira ode à alegria. Situações que remetem à história do grupo são recriadas nesse "happening performático" que combina música, canto e teatro. Os textos de Cabaré Veneno remetem a autores já encenados pelo Teatrofídico, como Caio Fernando Abreu, Nelson Rodrigues, Tennessee Williams, Fernando Pessoa e Clarice Lispector. Além dos intérpretes da companhia, o espetáculo conta com o ator Nilton Gaffrée Jr. (como Cassanda Calabouço), o cantor Daniel Debiagi e o músico Gustavo Petry. A direção é de Eduardo Kraemer. Será nesta quinta (31/1), às 21h, no Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), em Porto Alegre.