As sessões da peça GPS Gaza que ocorreriam desta terça-feira (29) a quinta (31) foram canceladas devido a um impasse na climatização da Sala Álvaro Moreyra, no Centro Municipal de Cultura, na Capital. O espetáculo integra a programação do Porto Verão Alegre.
A decisão foi tomada conjuntamente pela organização do festival e pela produção da peça. Os espectadores podem trocar os ingressos adquiridos por entradas para outras atrações do Porto Verão ou podem pedir ressarcimento do valor. O telefone para informações é (51) 3557-1061.
"A Companhia de Solos e Bem Acompanhados informa que a temporada de 'GPS Gaza', que aconteceria nessa terça, quarta e quinta (29, 30 e 31), está cancelada. O motivo é a falta de ar-condicionado na Sala Álvaro Moreyra, no Centro Municipal de Cultura, somada à previsão de forte calor na semana", afirma nota da Companhia de Solos & Bem Acompanhados.
Coordenador de artes cênicas da Secretaria de Cultura de Porto Alegre, que administra a Sala Álvaro Moreyra, Fernando Zugno afirma que o ar-condicionado do teatro não dá conta do verão porto-alegrense.
Há algumas semanas, o Porto Verão Alegre doou, em parceria com a Dufrio, cinco ar-condicionados split de 60.000 BTUs cada um: dois para a Sala Álvaro Moreyra e três para o Teatro Renascença, ambos localizados no Centro Municipal de Cultura. Segundo Zugno, a instalação está na fase de consulta de orçamentos e deve seguir o rito do serviço público.
Em nota, a Secretaria Municipal da Cultura afirma que "a instalação dos equipamentos depende de uma readequação da rede elétrica devido ao aumento da capacidade e consumo dos novos aparelhos". Conforme o texto, uma equipe técnica está trabalhando para que a instalação seja feita "o mais breve possível".
Rogério Beretta, um dos organizadores do Porto Verão Alegre, afirma que alguns espetáculos desta edição ocorreram na Sala Álvaro Moreyra com o auxílio de ventiladores, mas que esta é uma solução insatisfatória devido ao calor dos últimos dias. O festival estuda a possibilidade de cancelar outros espetáculos na Álvaro Moreyra caso o impasse não seja resolvido. As demais atrações do evento, inclusive no Teatro Renascença, estão confirmadas. O Porto Verão Alegre vai até o dia 17 de fevereiro.
Leia na íntegra a nota da Companhia de Solos & Bem Acompanhados:
"Cancelamento da temporada do espetáculo GPS GAZA
A Companhia de Solos e Bem Acompanhados informa que a temporada de GPS GAZA, que aconteceria nessa terça, quarta e quinta (29, 30 e 31), está CANCELADA. O motivo é a falta de ar condicionado na Sala Álvaro Moreyra, no Centro Municipal de Cultura, somada à previsão de forte calor na semana.
Por profundo respeito e consideração ao público, à equipe do espetáculo, aos técnicos do teatro e a todos os artistas, em conjunto com o Festival Porto Verão Alegre, tomamos essa decisão. Lamentamos muito e pedimos desculpas pelo transtorno, mas a resolução do problema da climatização da sala foge totalmente da alçada da organização do Festival e da produção do GPS Gaza.
As pessoas que, eventualmente, adquiriram seus bilhetes podem trocar por outro espetáculo ou reaver o dinheiro. Mais informações no escritório do Porto Verão Alegre através do fone (51) 3557-1061.
Contamos com a sua compreensão!
Atenciosamente,
Companhia de Solos & Bem Acompanhados"
Leia na íntegra a nota da Secretaria Municipal de Cultura:
"NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria Municipal da Cultura informa que a Sala Álvaro Moreyra e o Teatro Renascença possuem equipamentos de climatização, que devido às altas temperaturas, eventualmente não conseguem suprir à necessidade.
A Secretaria recebeu como doação do Porto Verão Alegre, cinco aparelhos de climatização de 60 mil BTUs cada um. A instalação dos equipamentos depende de uma readequação da rede elétrica devido ao aumento da capacidade e consumo dos novos aparelhos. Uma equipe técnica especializada está trabalhando nessas questões para que a instalação possa ser feita o mais breve possível, embora a SMC tenha que respeitar os trâmites burocráticos exigidos pelo serviço público.
Já foram encaminhados orçamentos para Secretaria Municipal da Fazenda para a instalação da rede elétrica própria para os novos aparelhos."