Um dos mais importantes eventos culturais do Estado, o Porto Alegre Em Cena teve sua 23ª edição apresentada nesta terça-feira para imprensa e convidados. O festival internacional de artes cênicas divulgou uma programação com mais de 35 espetáculos de teatro, dança e música que ocuparão, entre 13 e 26 de setembro, 13 espaços da Capital – de teatros convencionais a bares e também ao ar livre. O POA Em Cena não escapou da crise, que tem provocado o enxugamento na área da cultura em todo o país: as atrações internacionais, menina dos olhos do evento e responsável por sua projeção nacional e mesmo fora do Brasil, vão se restringir neste ano a apenas dois títulos. Em compensação, as atividades paralelas e, especialmente, formativas – uma demanda constante da classe artística – ganham ainda mais ênfase em 2016.
– No momento tão delicado que estamos vivendo, é um milagre realizar um festival desse porte e se manter na programação dos eventos de artes cênicas do país. Por isso, voltamos o olhar para as companhias de teatro e dança que há anos batalham para manter seus grupos com sede, desenvolvendo pesquisas e criando obras – explica Fernando Zugno, diretor de produção e programação do festival, citando a presença de trupes como Grupo Galpão, Armazém Cia. de Teatro, Grupo Sobrevento e Magiluth, entre outros.
Leia mais:
Confira os principais destaques da 23ª edição do Porto Alegre em Cena
Confira a programação completa da 23ª edição
O destaque estrangeiro é a mais recente obra da consagrada coreógrafa e bailarina francesa Maguy Marin, cuja turnê brasileira vai começar em Porto Alegre. Com trilha sonora de música eletrônica, a elogiada coreografia BiT (2014) apresenta seis bailarinos em uma farândola que começa de forma aparentemente inocente e folclórica e termina em clímax orgiástico – no trabalho, Maguy questiona politicamente o papel do indivíduo na sociedade contemporânea.
Assista a um trecho de BiT:
A dança ganha relevo ainda com Saudade de mim, coreografia em que a carioca Focus Cia. de Dança casa a música de Chico Buarque com a pintura de Cândido Portinari. Além de três sessões do espetáculo, o diretor e coreógrafo Alex Neoral também fará um workshop de técnicas cênico-corporais durante o evento, com inscrições gratuitas. Como já é tradição, o POA Em Cena trará novamente à cidade atores famosos também na televisão e no cinema: em Processo de conscerto do desejo, Matheus Nachtergaele interpreta textos de sua mãe, a poeta Maria Cecília Nachtergaele, que morreu quando o intérprete tinha apenas três meses; Dan Stulbach vem com o consagrado texto Morte acidental de um anarquista, ácida comédia do dramaturgo italiano Dario Fo; já Debora Bloch, Fernando Eiras, Mariana Lima e o diretor Guilherme Weber encarnam dois casais peculiares em Os realistas, peça do escritor norte-americano Will Eno.
Em sua 11ª edição, o Prêmio Braskem Em Cena contará em 2016 com 10 encenações de grupos da Capital na disputa. Já a madrinha do festival será a diretora de espetáculos, pedagoga e pesquisadora gaúcha Inês Marocco. Por fim, a coleção de livros Gaúchos Em Cena destacará desta vez o ator, diretor e professor Luiz Paulo Vasconcellos, cujo perfil foi escrito pelo ator Zeca Kiechaloski.
A pré-venda de ingressos de algumas peças selecionadas da programação começa no dia 2 de agosto, no site ingressospoaemcena.com.br e na loja Myticket do Moinhos de Vento (Rua Padre Chagas, 327, loja 6).
11º Prêmio Braskem
Dia 26 de setembro / 21h / Theatro São Pedro
A cerimônia de entrega do 11º Prêmio Braskem Em Cena, evento integrante da programação do 23º Porto Alegre em Cena, neste ano conta com a apresentação do show Do Limão, a Limonada. Através de algumas canções escolhidas a seis mãos, as cantoras e instrumentistas Kiti Santos e Simone Rasslan, com a direção de Liane Venturella, homenageiam a amizade. Ambas cantam trançando suas vozes em arranjos de músicas de autores como José Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Marcelo Delacroix, Nico Nicolaiewsky, Paulinho da Viola e também algumas canções originais compostas especialmente para esse espetáculo.
ATIVIDADES PARALELAS
Semana Qorpo-Santo
De 19 a 24 de setembro / diversos horários e locais
O dramaturgo gaúcho José Joaquim de Campos Leão Qorpo-Santo escreveu suas comédias no ano de 1866, mas somente em 1966 Carlos Sena levou aos palcos três de seus textos. Em 2016, ano em que foram completados 150 anos de escrita e 50 da montagem das obras do escritor, o Porto Alegre Em Cena, em parceria com o SATED-RS, a Casa do Artista e a Cia de Arte, faz uma homenagem ao poeta com uma semana de espetáculos, painéis, aula aberta e bate-papos sobre ele. De 19 a 24 de setembro, serão realizadas seis atividades gratuitas para relembrar o artista, que incluem a apresentação das peças Hoje sou um; amanhã outro, Qorpo-Santo re-cortado, Qorpo-Santo: Uma autobiografia e Santo Qorpo ou o louco da província, além da caminhada-espetáculo pela cidade, um painel com atores falando sobre o processo de criação de personagens de Qorpo-Santo e a aula aberta Qorpo-Santo: Herói maldito da província, com o professor Luís Augusto Fischer.
Psicanalítica Em Cena
Dias 14, 16, 22 e 23 de setembro / após as peças Agora eu vou ficar bonita, Em nome do pai, Caminham nus empoeirados e Só
O ciclo Psicanalítica Em Cena, em sua quinta edição, reúne diretores e atores participantes do Porto Alegre Em Cena com profissionais da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). A atividade promove diálogos após quatro espetáculos selecionados do festival e visa recolher impressões e experiências causadas pelas obras com reflexões que possibilitem acomodar (ou, muitas vezes, desacomodar) o impacto de assistir às peças. Neste ano, as conversas ocorrerão dia 14 de setembro, ao final da peça Agora eu vou ficar bonita; dia 16, após Em nome do pai; dia 22, depois de Caminham nus empoeirados; e dia 23, após Só.
Oficinas e workshops
Dias 14, 21, 22, 23 e 24 de setembro / diversos horários e locais
Workshops gratuitos com Eduardo Moreira (Grupo Galpão, dia 14 de setembro), Sandra Vargas (Grupo Sobrevento, dias 21 e 22), Alex Neoral (Focus Cia. de Dança, dia 24 de setembro) e Lucas Torres e Erivaldo Oliveira (Grupo Magiluth, dia 23 de setembro). Os interessados em participar das atividades têm do dia 22 de agosto ao dia 2 de setembro para fazerem suas inscrições, com envio de currículo e carta de intenção para inscricoesemcena@gmail.com.
Confira todos os espetáculos do festival:
Confira os locais: