Após cinco décadas, Guaíba voltará a ter cinema. A previsão é que uma sala de exibição seja aberta no município da Região Metropolitana em maio de 2025, na Avenida Nestor de Moura Jardim, na altura da Colina.
O empreendimento será comandado pela rede Cult Cinemas. A empresa já atua em Alegrete, Santiago e Ijuí.
Além de Guaíba, a Cult planeja também inaugurar uma sala em São Borja ao longo do ano que vem. Os dois cinemas foram contemplados pelo projeto de abertura de novas salas financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Conforme a sócia-proprietária da empresa, Cristiane Brandolt, o cinema guaibense terá uma sala de, aproximadamente, 170 lugares, projetor digital com sistema de projeção 3D e bombonière.
Em relação à programação, a empresária destaca que serão priorizados os principais lançamentos do cinema nacional e internacional, em especial blockbusters e animações famosas — sempre na data de lançamento simultânea com as grandes capitais.
— Estamos muito felizes em chegar à cidade. Vamos fazer tudo com muito carinho e dedicação. E pedimos que o público prestigie quando aberto. Aproveitem! — celebra Cristiane.
A demanda da população e a economia local são citados pela empresária como fatores que a fizeram investir no município. Com 92,9 mil habitantes (IBGE 2022), Guaíba não possui sala de exibição desde 1977, quando o Cine Gomes Jardim encerrou as atividades.