Estreou nos cinemas, nesta quinta-feira (6), Grande Sertão, a nova adaptação cinematográfica do clássico de Guimarães Rosa, dirigido e roteirizado por Guel Arraes, com Jorge Furtado como corroteirista. A primeira versão da história para as telas foi lançada em 1965 pelo diretor Geraldo Santos Pereira.
A releitura da obra literária de 1956 traz o cangaço sertanejo da década de 1950 para o universo urbano e distópico, que se transforma em facção em um complexo de favelas. Apesar das mudanças no ambiente, os personagens seguem os mesmos.
Quem é quem no elenco de Grande Sertão:
Diadorim (Luisa Arraes)
Diadorim, uma mulher que finge ser homem, é interpretada por Luisa Arraes, de 30 anos. A atriz também participou da adaptação da obra para o teatro, mas como Nhorinhá. Ela é filha do cineasta Guel Arraes com a atriz Virgínia Cavendish. É a primeira vez que pai e filha trabalham juntos.
No longa, Diadorim segue os passos do pai, o criminoso Joca Ramiro (Rodrigo Lombardi), e passa a vida lutando contra a polícia na disputa de territórios no complexo de favelas.
Riobaldo (Caio Blat)
É a segunda vez que Caio Blat, de 43 anos, vive Riobaldo. A primeira foi no teatro, com direção de Bia Lessa. Na adaptação, o cangaceiro Riobaldo é um professor que entra no crime por amor a Diadorim.
Joca Ramiro (Rodrigo Lombardi)
Joca Ramiro é um chefe do crime interpretado por Rodrigo Lombardi, de 47 anos. O ator de Carcereiros (2017-2021) e Verdades Secretas (2015-2021) interpreta o personagem que representa os oprimidos na história.
Zé Bebelo (Luis Miranda)
Luis Miranda, de 54 anos, é ator, diretor, comediante e dublador baiano. Em Grande Sertão vive o policial Zé Bebelo, um anti-herói. É um coronel rígido que luta por justiça e igualdade.
Hermógenes (Eduardo Sterblitch)
Eduardo Sterblitch, ator e humorista de 37 anos, dá voz ao cruel Hermógenes. Ele é um dos chefes sob comando geral de Joca Ramiro, e quer a morte de Zé Bebelo.
Otacília (Mariana Nunes)
Otacília, vivida por Mariana Nunes, é a namorada de Riobaldo. A atriz de 43 anos trabalhou em diversos projetos no streaming e cinema, como em Carcereiros (2017-2022) e Todas as Flores (2023).
Nhorinhá (Luellem de Castro)
Luellem de Castro, carioca de 28 anos, tem vasta experiência no audiovisual e participou de Reality Z e Casamento à Distância, ambos da Netflix. Na adaptação, ela protagoniza Nhorinhá, que ama Riobaldo e representa a liberdade sexual feminina.