Um dos longas-metragens mais elogiados da temporada, Zona de Interesse se consagrou como o melhor filme internacional do ano no Oscar 2024, na noite deste domingo (10).
Representante do Reino Unido, a produção, que é falada em alemão, derrotou os títulos Eu, Capitão (Itália), Dias Perfeitos (Japão), A Sociedade da Neve (Espanha) e A Sala dos Professores (Alemanha).
Ao subir ao palco para buscar o prêmio, o diretor Jonathan Glazer agradeceu à Academia e àqueles que colaboraram com o longa-metragem. Na sequência, ele ainda citou os reflexos do Holocausto na atualidade e o conflito entre Israel e Hamas, envolvendo os ataques à Faixa de Gaza.
— Todas as nossas escolhas foram feitas para refletir e nos confrontar no presente. Estamos mostrando o pior da desumanização e isso molda o nosso passado e o nosso futuro. Se as vitimas dos ataques em Gaza são vitimas de desumanização, temos que nos perguntar: como resistir?
Dirigido por Jonathan Glazer, Zona de Interesse ainda teve outras quatro nomeações ao Oscar 2024: melhor direção, melhor roteiro original, melhor som e melhor filme.
Transmitida pelo canal pago TNT e pela plataforma de streaming Max (antiga HBO Max), a cerimônia de entrega do Oscar 2024 está sendo acompanhada ao vivo em GZH.