A atriz e cantora mexicana Tania Mendoza, 42 anos, foi morta a tiros na cidade de Cuernavaca, no México, na quarta-feira (15). Conforme o jornal O Globo, a polícia local informou que a artista esperava pelo filho de 11 anos, que estava jogando futebol no clube Los Felinos, quando dois homens se aproximaram em uma moto e executaram diversos disparos contra ela.
As autoridades investigam o crime como possível caso de feminicídio e apuram se a execução pode ter ligação com o suposto vínculo da atriz com o traficante Arturo Beltrán Leyva. Nas redes sociais, Mendoza costumava publicar homenagens póstumas ao criminoso, morto em 2009.
Em 2010, conforme o Globo, a atriz denunciou à polícia que ela, o companheiro e o filho estavam sendo vítimas de privação de liberdade. Cinco anos depois, em uma entrevista para o canal de televisão Imagem, Tania contou que estava recebendo ameaças de morte e que sentia intimidada e com medo de que algo acontecesse com ela e sua família.
Trajetória artística
María Guadalupe Torres Mendoza, conhecida no meio artístico como Tania Mendoza, nasceu em Guadalajara, no México. A atriz ficou popularmente famosa por atuar no filme La Mera Reyna del Sur (2003), que acompanha uma "mulher durona e linda que assume o controle de um cartel e busca vingança". Após o papel, passou a ser conhecida como "A Rainha". O longa foi baseado no livro de Arturo Pérez-Reverte chamado La Reina del sur (A Rainha do Sul, em tradução literal).
A artista também atuou nos filmes Rapto Sangrento (1998), Semente do Ódio (2000), Quando o Sangue Ferve (2000), 100 Quilos de Chumbo (2002), 10 Horas Antes de Morrer (2005) e The 3 Jackals and the Carrion (2012).
No universo musical, Tania gravou cinco discos de música tradicional mexicana. O álbum de maior destaque foi Amanecí En Tus Brazos (Amanheci em Teus Braços), lançado em 2018.