Nesta quinta-feira (4), chega aos cinemas Eternos, o 26º filme do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), que foi iniciado em 2008, com Homem de Ferro. O longa, dirigido por Chloé Zhao, conta com um elenco recheado de estrelas, como Angelina Jolie, Salma Hayek, Richard Madden, Kit Harington, Kumail Nanjiani, Brian Tyree Henry, além de outra personalidade famosa que dá às caras na primeira cena pós-créditos, mas sem spoilers!
O filme, que é baseado nos personagens criados pela lenda dos quadrinhos Jack Kirby nos anos 1970, acompanha a saga de 10 Eternos — uma raça de seres quase divinos criados por deuses cósmicos gigantescos, os Celestiais — que foram enviados a Terra há sete mil anos para proteger os humanos dos Deviantes, uma espécie alienígena que se alimenta de criaturas inteligentes. Assim, os superpoderosos precisam lidar com os predadores e nada mais, sem se meter em outras guerras dos humanos — por isso, nada de ajuda contra Thanos, por exemplo.
O filme, além de trazer novos personagens para o MCU, também apresenta uma série de “primeiras vezes” para este universo cinematográfico de super-heróis. GZH, que já conferiu a produção, separou alguns delas. Veja abaixo:
Cena de sexo
A Marvel conseguiu passar 25 filmes sem mostrar nada além de beijinhos discretos entre os seus personagens. Agora, porém, Eternos trouxe a primeira cena de sexo entre dois heróis.
E ela, para os padrões do estúdio, é bem desenvolvida, deixando claro do que se trata aquele momento — nada de se enfiar embaixo de um edredom — e mostra aqueles dois seres quase divinos realizando uma prova de amor bem humana.
A diretora Chloé Zhao disse que a cena já estava no roteiro antes que ela entrasse no projeto, que momentos como esse começam a acontecer “naturalmente” e que acha que é algo “realmente lindo”. Claro que tudo foi feito respeitando a classificação indicativa do filme que, nos Estados Unidos, é para maiores de 13 anos — sem definição ainda no Brasil, mas, na Rússia, por conta da cena e do beijo que é citado logo abaixo, o longa só pode ser visto por maiores.
Beijo gay
Sem alarde, a Marvel inseriu em seu mais recente filme um momento especial e cheio de representatividade: um beijo gay. Assim como a cena de sexo, a do beijo também deixa claro o carinho entre os dois personagens, sem ser apenas uma insinuação. Demorou, mas aconteceu. E de uma maneira bonita e natural. Grande acerto de Eternos.
Família homoparental
Os mesmos dois personagens que protagonizam o primeiro beijo gay do MCU também são casados e pais de um garotinho — que é muito fofo. É um núcleo cheio de amor e afeto dentro do filme e mostra o herói com medo de sair para uma missão e deixar o seu marido e o seu filho para trás.
Heroína surda
A primeira super-heroína com deficiência auditiva do MCU é Makkari, vivida pela atriz Lauren Ridloff, que também é surda. Assim, a personagem se comunica com os seus colegas por meio da linguagem de sinais, mas com legendas para o público.
Se nos cinemas Makkari é uma mulher negra, nos quadrinhos trata-se de um homem branco. O seu poder, porém, segue o mesmo: a supervelocidade. Outros dois personagens tiveram os gêneros alterados: Ajak e Duende, que passaram a ser vividos por mulheres (Salma Hayek e Lia McHugh, respectivamente).
Diretora com Oscar
Chloé Zhao é apenas a segunda mulher a comandar um filme da Marvel sozinha, sendo que a primeira foi Cate Shortland, de Viúva Negra — Capitã Marvel teve um diretor e uma diretora. Mas, de todos os cineastas que passaram pelos filmes do estúdio, ela é a primeira com um Oscar de Melhor Direção na prateleira, o qual ela venceu este ano, por Nomadland. Vale lembrar que Taika Waititi também tem uma estatueta, mas é por roteiro e ele já havia dirigido Thor: Ragnarok quando conquistou o prêmio.
Diversidade
Este é o primeiro filme da Marvel que apresenta, logo de cara, 10 protagonistas. E, para fazer isso de maneira eficiente, o longa se tornou um dos maiores do MCU, com 2h37min de duração. Com tantos novos heróis, abriu-se oportunidade para a diversidade, tendo a produção dado destaque para a comunidade LGBTQIA+, asiáticos, negros, deficientes, latinos e mulheres.
BTS
O grupo sul-coreano BTS está na trilha sonora de Eternos, fazendo a sua estreia na Marvel. Eles integram o filme com a música Friends, que foi lançada no álbum Map of The Soul: 7. Do início de 2020, a faixa é um dueto dos integrantes Jimin e V, que cantam sobre sua própria amizade e dão o clima para uma determinada cena da produção. Inclusive, Kingo (Kumail Nanjiani), um dos heróis e que é uma estrela de Bollywood, conta que o grupo fez uma participação em um dos seus filmes.