"Por que os Eternos não deram as caras nas batalhas dos Vingadores contra Thanos?" é a pergunta que não quer calar para os fãs do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) desde o anúncio do primeiro filme focado no grupo de heróis. Chloé Zhao, diretora de Eternos, explicou a ausência e adiantou que, no longa, os motivos ficarão ainda mais claros.
— (O público) entenderá o porquê de eles não poderem interferir — prometeu ela em entrevista ao Total Film. — Não só o motivo, mas também como não interferir fez com que eles se sentissem. Nós exploramos isso. Você vai ver isso no filme — adiantou a diretora, vencedora do Oscar por Nomadland.
Os Eternos apareceram pela primeira vez em quadrinhos de 1976. Os heróis são super-humanos que adquiriram habilidades após serem geneticamente modificados pelos alienígenas Celestiais — uma das raças mais antigas do MCU — durante uma visita à Terra. Nestes experimentos, porém, os extraterrestres cometeram erros que geraram seres chamados Deviantes, espécie corrompida que acabou tornando-se vilã da subtrama dos Eternos nos quadrinhos.
É justamente aí que mora parte da explicação de por que o grupo de heróis aparentemente ignorou o fato de Thanos estar destruindo metade da vida na Terra em Guerra Infinita e Ultimato. Conforme a diretora, os super-humanos só tem permissão para interferir em questões terrenas se estas envolverem os Deviantes — algo que já havia ficado subentendido no primeiro trailer.
— Os Eternos foram instruídos a não interferir em nenhum conflito humano a menos que Deviantes estejam envolvidos. Há uma razão para isso ser assim. E essa foi a instrução do principal Celestial Arishem — disse ela, referindo-se ao líder supremo dos Celestiais.
Segundo Zhao, a questão será melhor explicada no filme. Como a entrada dos Eternos no MCU deve impactar o desenvolvimento das próximas fases do universo é outro ponto que também só deve ser esclarecido nas telonas, já que nenhum integrante do elenco ou da direção falou sobre as novidades que serão trazidas pelo grupo de heróis.
Eternos está marcado para estrear em 5 de novembro deste ano. O elenco conta com Angelina Jolie, Richard Madden, Gemma Chan, Kit Harrington, Kumail Nanjiani, Barry Keoghan e Brian Tyree Henry.