O cinema GNC Praia de Belas registrou um de seus maiores movimentos desde o início da pandemia na tarde deste sábado (16). A maior parte do público foi movida pelo desejo de ver uma das grandes apostas da retomada do setor em Porto Alegre: o filme Mulher-Maravilha 1984. GZH observou que o movimento nos guichês de compra aumentavam na medida em que os horários das sessões que exibiram a obra se aproximavam.
— O público que a gente está recebendo é 10% do que recebíamos, mas acredito que vai ser novamente um aumento gradativo. Mulher-Maravilha 1984 é um filme que as pessoas estavam esperando bastante então é também um dos grandes motivos das pessoas retomarem agora — disse Maristela Kaiser, gerente geral do GNC Praia de Belas, afirmando que a lotação das salas têm variado conforme o horário, mas chegaram a registrar 20 e até 40 pessoas simultâneas.
Em março de 2020, os cinemas no Brasil suspenderam as atividades por conta da pandemia. Em outubro, as salas do Rio Grande do Sul receberam autorização para reabrir, mas em 30 de novembro um novo decreto voltou a suspender o funcionamento do setor. Agora, um novo texto assinado pelo prefeito Sebastião Melo permite novamente que os cinemas abram suas portas para o público. No caso do GNC Cinemas, o estabelecimento está recebendo o público desde a última quinta-feira (14).
— Admito que o movimento superou um pouco as expectativas. Desde quinta-feira, a gente inclusive não teve nenhuma sessão cancelada. Já é uma coisa extraordinária. Em novembro, quando retornamos, teve algumas sessões que não tiveram público, e o movimento foi bem mais fraco. Quando retomamos, tivemos de parar novamente —afirma Maristela.
Um dos motivos pelo qual houve esse aumento no movimento, avalia ela, é o fato de que as pessoas sentem-se seguras e avaliam a experiência positivamente a amigos e familiares. No local, o uso de máscaras é obrigatório, há marcações no chão para manter o distanciamento interpessoal mínimo de dois metros, as saídas das sessões são organizadas de forma a não coincidirem entre si, a lotação máxima é limitada a 40%, dentre outras medidas. Luiz Sérgio Risso, 66 anos, já tinha voltado a frequentar os cinemas em novembro, e segue com planos para retomar o hobby.
— Como da outra vez era tudo muito organizado, o pessoal respeitando o distanciamento social na sessão, álcool gel à disposição, eu me senti muito bem e muito seguro — disse. — Normalmente eu vou aos cinemas quase todos os dias, já tenho uma programação para amanhã (domingo) no Guion Center. Enquanto os cinemas estiverem abertos e eu me sentir seguro, eu participo — afirmou.
Para João Vitor da Silveira, 19 anos, e Marília Krause, 19 anos, esta é a primeira vez que frequentam o cinema durante a pandemia. Ambos compraram ingressos para ver Mulher-Maravilha 1984, assim como Luiz.
— A gente sempre gostou de cinema então estávamos bem ansiosos para ver — afirma Marília.
Apesar de terem gostado da experiência, ainda há um impedimento para que eles retornem para ver obras na telona: a baixa quantidade de lançamentos. Com a pandemia, diversas produções foram adiadas, enxugando a quantidade de filmes disponíveis na retomada do setor. Por ora, estão em cartaz no GNC Cinemas do Praia de Belas os filmes Mulher-Maravilha 1984, Legado Explosivo, Trolls 2 e O Mensageiro do Último Dia.
Da companhia GNC Cinemas, também estão abertas as unidades do Iguatemi e Moinhos de Vento. Outros cinemas em funcionamento na Capital são o Cineflix (Shopping Total), Guion Center (Centro Comercial Olaria), Espaço Itaú de Cinema (Bourbon Country), Cinépolis (Shopping João Pessoa) e Cinemark (BarraShopping Sul, Bourbon Ipiranga e Bourbon Wallig).