A reabertura dos cinemas em Porto Alegre veio em clima de otimismo. Embora a reportagem de GZH tenha observado baixo movimento na tarde desta quarta-feira (13) no Cineflix, rede que opera no Shopping Total, funcionários do estabelecimento apontam que há um fluxo maior de pessoas pedindo informações sobre os filmes.
— O pessoal ainda está receoso, mas o movimento está melhor do que quando a gente reabriu em outubro. Tem mais gente procurando se informar se está aberto, quais as medidas que a gente adotou. Tem mais pessoas vindo até o cinema, não necessariamente para comprar ingresso para ver filme, mas para ver os filmes em cartaz — afirma Jeruza Meireles Bettega, consultora operacional do cinema.
Em março de 2020, os cinemas no Brasil suspenderam as atividades por conta da pandemia. Em outubro, as salas do Rio Grande do Sul receberam autorização para reabrir, mas em 30 de novembro um novo decreto voltou a suspender o funcionamento do setor. Agora, um novo texto assinado pelo prefeito Sebastião Melo permite novamente que os cinemas abram suas portas para o público.
A grande aposta da retomada é Mulher-Maravilha 1984. Sequência do longa de 2017, a produção traz novamente Patty Jenkins na direção e Gal Gadot no papel da heroína da DC Comics.
— É um filme que já estava sendo desejado, é um filme que até por ser de super-heróis tem uma grande atratividade e pega um público infantil e jovem para poder, nesta época de férias, ter o que fazer e vir aos cinemas — aponta Silvia Rachewsky, gerente de marketing do local.
Como a reabertura ocorreu no meio da semana, Silvia aponta que no sábado e domingo o fluxo de pessoas no cinema deve ser maior, e assim ir aumentando gradativamente conforme as pessoas se sentirem mais seguras e se programarem para curtir algumas horas de lazer. Nesta quarta, estima-se que cada sala tenha tido em média de quatro a cinco pessoas por sessão.
Para Fernanda Motta, essa baixa adesão é boa. Como espectadora, ela diz que acabou sentindo-se mais segura justamente pelo fato da sala de exibição não estar cheia.
— É aniversário da minha neta e eu trouxe ela para ver o filme da Mulher-Maravilha 1984 — conta ela, que disse pretender voltar para assistir Trolls 2 também.
Embora esta não seja a primeira vez que os cinemas são retomados em meio à pandemia, há quem ainda não tenha visto filme algum na telona no período. Este é o caso de Jonas Lopes, que disse estar pensando em ir ver Scooby Doo! O Filme com a esposa para se distraírem um pouco.
— Minha mulher está com muita vontade de ir. Seria mais para fazer um agrado para ela, faz muito tempo que a gente não sai. Até porque no primeiro dia aberto não tem muita gente, então seria eu, ela e no máximo mais umas quatro pessoas na sala — disse.
Na avaliação dele, os protocolos adotados pelo shopping são seguros. Como trabalha em uma loja do local, ele aponta que os procedimentos adotados para evitar a disseminação do coronavírus acabam seguindo um padrão.
— O cuidado que eles têm aqui, nós temos em nossa loja. Se fosse algo que prejudicasse tanto a mim quanto à minha mulher, obviamente eu nunca viria — afirma.
Momentos depois, nos totens de autoatendimento, Solianller Rojas e Lucas Moreira compravam ingressos para ver Scooby Doo! O Filme. À reportagem, eles contaram que já haviam frequentado o cinema quando reabriu em outubro.
— Eu me sinto segura porque os assentos são bem distanciados — conta Solianller.
A ida ao local representa a retomada de um antigo hobbie: antes da pandemia, Moreira conta que eles frequentavam cinemas ao menos uma vez por semana. Em meio à crise, porém, a ideia é ir com um pouco mais de calma.
— Acho que vamos vir uma vez por mês, talvez duas — diz.
A reabertura dos cinemas se deu por conta do último decreto municipal, publicado no sábado (9) que autorizou o funcionamento desses estabelecimentos, além de teatros, casas de shows e auditórios, com limite de até 2,5 mil pessoas. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, assinou com o governo do Estado um acordo de cogestão para abrandar as restrições. Sendo assim, mesmo que a Capital esteja sob bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado, o município ainda pode adotar regras de bandeira laranja.
— É um movimento muito bom dessas retomadas porque isso é importante para a economia e para a cultura também. Todos os cuidados seguem sendo mantidos. É importante isso, esse aprendizado de conviver com o vírus, que ainda persiste — avalia Silvia.
Para funcionar, os estabelecimentos devem seguir algumas orientações. Dentre elas, o uso obrigatório de máscaras por parte do público e dos funcionários, distanciamento nas filas e poltronas e higienização constante de cada ambiente e superfície. Conforme as orientações da bandeira laranja, os cinemas podem funcionar com 40% de lotação. Mesmo que haja aferição de temperatura logo na entrada do Shopping Total, o Cineflix também pede que o procedimento seja repetido antes de entrar na sala. Quanto à programação, ela pode ser conferida diretamente no site cineflix.com.br ou nas redes sociais do estabelecimento.