O Brasil está no Oscar 2020 concorrendo na categoria de melhor documentário com a obra Democracia em Vertigem, de Petra Costa, e nas categorias de melhor ator, ator coadjuvante e roteiro adaptado, com Dois Papas, de Fernando Meirelles. Os dois filmes já estão disponíveis por streaming na Netflix — assim como História de Um Casamento e O Irlandês, indicados a inúmeras estatuetas. Outras obras, como Adoráveis Mulheres e O Escândalo ainda estão nos cinemas.
Abaixo, confira onde assistir a esses e outros indicados:
Democracia em Vertigem
- Disponível na Netflix
- Indicado a melhor documentário
Da premiada cineasta mineira Petra Costa, 35 anos, o documentário narra os eventos que transformaram o Brasil nos últimos anos, desde o impacto das manifestações de 2013 até a eleição de Jair Bolsonaro, em 2018.
Dois Papas
- Disponível na Netflix e em cartaz em Porto Alegre
- Indicado a melhor roteiro adaptado, ator (Jonathan Pryce) e ator coadjuvante (Anthony Hopkins)
Obra do brasileiro Fernando Meirelles, que já havia sido indicado ao Oscar por Cidade de Deus (2004). A produção é centrada na relação entre o alemão Joseph Ratzinger, o papa Bento XVI (vivido por Anthony Hopkins) e seu sucessor no Trono de São Pedro, o argentino Jorge Bergoglio, o Papa Francisco (Jonathan Pryce). O filme alterna-se entre diálogos afiados entre os dois homens e cenas da juventude de Bergoglio na Argentina.
1917
- Estreia nos cinemas brasileiros em 23 de janeiro
- Indicado a melhor filme, melhor direção, fotografia, cabelo e maquiagem, efeitos visuais, roteiro original, trilha sonora original, edição de som, mixagem de som e design de produção/direção de arte
Dirigido por Sam Mendes (Beleza Americana), 1917 acompanha a saga de dois jovens soldados britânicos que, no auge da Primeira Guerra Mundial, precisam entregar uma mensagem que poderá salvar a vida de 1,6 mil homens. Considerado pela crítica internacional como um dos favoritos ao Oscar de 2020.
Adoráveis Mulheres
- Em cartaz em Porto Alegre
- Indicado a melhor filme, melhor atriz (Saoirse Ronan), melhor figurino, roteiro adaptado e trilha sonora original
Inspirado no livro Little Women (Mulherzinhas), de Louisa May Alcott (1832 - 1888), filme de Greta Gerwig com Saoirse Ronan e Emma Watson. Ambientada durante a Guerra Civil Americana, a história acompanha a trajetória das quatro irmãs March — Meg, Jo, Beth e Amy —, durante 1861 e 1865, nos Estados Unidos. Com traços de personalidade muito distintos, as garotas aprendem a apreciar a irmandade entre si à medida que caminham juntas rumo ao amadurecimento.
Coringa
- Disponível para aluguel no Now e YouTube Filmes
- Indicado a melhor filme, direção, ator (Joaquin Phoenix), fotografia, cabelo e maquiagem, figurino, roteiro adaptado, trilha sonora original, edição de som, mixagem de som e edição de filme
Adaptação de Todd Phillips do famoso vilão das histórias em quadrinhos da DC Comics, traz uma visão sombria das origens de Coringa, interpretado por Joaquin Phoenix. No longa, o aspirante a comediante com problemas mentais sofre um surto psicológico e se torna a imagem de uma revolta popular contra os governantes na cidade de Gotham.
Dor e Glória
- Disponível para aluguel no Now e YouTube Filmes
- Indicado a melhor filme internacional e melhor ator (Antonio Bandeiras)
Antonio Banderas e Pedro Almodóvar repetem a parceria de A Pele Que Habito, Ata-me!, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, entre outros filmes, em Dor e Glória. O ator vive o alter ego do cineasta espanhol na história, centrada em um diretor de cinema melancólico e em declínio que relembra sua trajetória desde a infância nos anos 60, passando por sua primeira paixão e seu interesse precoce no cinema.
Era uma Vez em… Hollywood
- Disponível para aluguel no Now e YouTube Filmes
- Indicado a melhor filme, direção, ator (Leonardo DiCaprio), ator coadjuvante (Brad Pitt), melhor fotografia, figurino, roteiro original, edição de som, mixagem de som, design de produção/direção de arte
Filme de Quentin Tarantino homenageia o mundo do cinema e a cultura pop ao reconstituir a Los Angeles de 1969, época de inquietação social e política. Foi um tempo de transformações também no showbusiness, e é nessa situação que se encontra Rick Dalton (Leonardo DiCaprio), um decadente astro da TV que conta, no entanto, com a amizade de seu dublê, Cliff Booth (Brad Pitt).
Indústria Americana
- Disponível na Netflix
- Indicado a melhor documentário
Documentário de Julia Reichert e Steven Bognar sobre uma fábrica da empresa chinesa Fuyao em Moraine, localizada nos subúrbios de uma cidade de Ohio, nos Estados Unidos, que ocupa um prédio utilizado antes pela General Motors.
História de um Casamento
- Disponível na Netflix
- Indicado a melhor filme, ator (Adam Driver), atriz (Scarlett Johansson), atriz coadjuvante (Laura Dern), roteiro original e trilha sonora original
Longa de Noah Baumbach. Adam Driver e Scarlett Johansson interpretam um casal de artistas — ele um diretor de teatro, ela uma atriz na companhia dele — que após anos de um casamento com altos e baixos decidem se separar. Mesmo amigáveis um com o outro, o divórcio não é um caminho simples.
Klaus
- Disponível na Netflix
- Indicado a melhor filme de animação
Animação do espanhol Sergio Pablos apresenta Jesper (dublado por Rodrigo Santoro na versão nacional), um jovem que é enviado pelo pai — o dono de uma espécie de correios mundial — para Smeerensburg, ilha no Ártico em que dois povos vivem em guerra. Com a proximidade do Natal, ele tem a missão de promover o envio de cartas da região para outras localidades, ramo que está parado há um bom tempo.
O Escândalo
- Em cartaz em Porto Alegre
- Indicado a melhor atriz (Charlize Theron), atriz coadjuvante (Margot Robbie) e cabelo e maquiagem
Filme de Jay Roach retrata um caso de assédio sexual no canal conservador Fox News, dos Estados Unidos, com Charlize Theron no papel de Megyn Kelly, apresentadora assediada pelo cofundador da companhia Roger Ailes, que foi forçado a renunciar após as denúncias.
O Irlandês
- Disponível na Netflix
- Indicado a melhor filme, direção (Martin Scorsese), melhor ator coadjuvante (Al Pacino e Joe Pesci), fotografia, efeitos especiais, roteiro adaptado, design de produção/direção de arte, edição de filme
Épico com três horas e meia de duração que percorre do final dos anos 1950 ao começo dos anos 2000, de Martin Scorsese, com atores como Robert De Niro, Joe Pesci, Harvey Keitel e Al Pacino. No centro da trama está Frank Sheeran (De Niro), matador da máfia que inicia uma amizade com o sindicalista Jimmy Hoffa (Pacino), desaparecido sem deixar rastros em 1975. O filme é baseado no livro com as memórias de Sheeran, de 2004, no qual ele confessa ter assassinado Hoffa.
Perdi Meu Corpo
- Disponível na Netflix
- Indicado a melhor filme de animação
Filme de animação do francês Jérémy Clapin, com roteiro de Guillaume Laurant, de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. O longa mistura romance, mistério e fantasia para contar a história de um jovem parisiense e uma mão decepada, que está em busca de seu dono.
Parasita
- Em cartaz em Porto Alegre
- Indicado a melhor filme, direção, filme internacional, roteiro original e edição
Filme do sul-coreano Bong Joon-ho, combina humor e drama para narrar a história de uma família de desempregados, habitantes em um porão na periferia de Seul, que se infiltram aos poucos na vida de uma família rica a partir de pequenos golpes. A grande mansão que eles passam a frequentar, no entanto, guarda alguns mistérios.
Star Wars: a Ascensão Skywalker
- Em cartaz em Porto Alegre
- Indicado a melhores efeitos visuais, trilha sonora original e edição de som
Nono capítulo de Star Wars, com direção de J.J. Abrams. A epopeia espacial traz o desfecho da luta da Resistência contra a Primeira Ordem, grupo ligado ao lado negro da força que destruiu a República no episódio sete, O Despertar da Força (2015). A trama é centrada na luta entre Rey (Daisy Ridley), jovem Jedi treinada por Luke Skywalker (Mark Hamil), e Kylo Ren (Adam Driver), o filho da Princesa Leia (Carrie Fisher) com Han Solo (Harrison Ford), que se voltou contra os pais.
Vingadores: Ultimato
- Disponível na Amazon Prime Video
- Indicado a melhores efeitos visuais
Com a maior bilheteria da história, o longa dos irmãos Anthony e Joe Russo mostra a reação dos super-heróis após os eventos devastadores conduzidos por Thanos em Vingadores: Guerra Infinita (2018). Repleto de heróis, o filme traz no elenco nomes como Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor) e Mark Ruffalo (Hulk).