Os criadores da série Game of Thrones, David Benioff e D.B. Weiss, desistiram de realizar para a Disney uma trilogia da saga Star Wars, originalmente prevista para 2022 — revés para o estúdio faltando duas semanas para o lançamento de sua plataforma de streaming nos EUA, o Disney+. A dupla decidiu se concentrar em seu atual contrato com a Netflix.
"O número de horas em um dia é limitado e achamos que não podíamos fazer justiça aos nossos projetos para Star Wars e Netflix ao mesmo tempo. Dessa forma, infelizmente, temos que desistir", escreveram Benioff e Weiss em uma mensagem enviada na noite de segunda-feira (28) para vários meios de comunicação norte-americanos.
A nova trilogia seria diferente da das aventuras do herói Luke Skywalker e da dinastia Jedi, que dominou os nove primeiros capítulos da saga — o nono filme, A Ascensão de Skywalker, será lançado em meados de dezembro nas salas de cinema de todo o mundo.
A franquia de Star Wars é a galinha dos ovos de ouro da Disney. Os quatro filmes lançados pelo grupo desde a compra da Lucasfilm em 2012 arrecadaram quase cinco bilhões de dólares nas bilheterias globais.
Benioff e D.B. Weiss fecharam um acordo com a Netflix em agosto passado, quase 18 meses depois de ter sido divulgado o contrato que haviam assinado com a Disney. Segundo várias mídias dos Estados Unidos, o compromisso com a Netflix abrange cinco anos e um total de 250 milhões de dólares.
Em vista de uma guerra no setor de streaming anunciada como implacável com o lançamento de quatro novas plataformas nos próximos meses, a Netflix já gastou grandes quantias para recrutar os serviços de nomes importantes na produção televisiva.
Além de Benioff e Weiss, a plataforma de vídeo on demand fechou um contrato de 300 milhões de dólares por cinco anos com Ryan Murphy (Glee, Pose e The People vs. O.J. Simpson), além de outro no valor de 150 milhões de dólares (por quatro anos) com Shonda Rhimes (Grey's Anatomy, Scandal, How to Get Away With Murder). Também assinou um contrato com o casal Barack e Michelle Obama por um valor indefinido, mas provavelmente substancial.