Da mente de Shonda Rhimes nasceram três personagens femininas marcantes das séries dramáticas: Meredith Grey, Olivia Pope e Annalise Keating. Com elas, a produtora e roteirista chegou onde nenhuma outra mulher conseguiu na TV americana. E onde poucos homens chegaram também. Ao ganhar três horas no horário nobre do canal ABC às quintas-feiras, a superprodutora foi comparada pela revista Time a colegas do calibre de David E. Kelley (de Ally McBeal e Boston Legal) e Aaron Spelling (de Berverly Hills 90210, Vegas e Charlies Angels).
Shonda é produtora-executiva de Greys Anatomy, Scandal e da novata How to Get Away with Murder. Desde 25 de setembro, as três são exibidas em sequência nos EUA - por aqui, Greys chega a 11ª temporada nesta segunda-feira (6 de outubro), às 21h30min, no Sony, e Murder estreia no Brasil apenas em 2015, mas já pode ser vista pelo iTunes.
Não é a primeira vez que Shonda tem três produções paralelas - Private Pratice, um spin-off de Greys, saiu do ar no ano passado após seis temporadas. Porém ter conseguido uma noite para chamar de sua mostra que ela realmente entende desse negócio.
- Sei que é uma confiança incrível que estão tendo em mim e entendo isso. Mas realmente não penso: "Oh, sou a rainha da quinta". Penso sempre que Greys tem que ser boa, Scandal tem que ser boa e Murder tem que ser muito boa - disse a produtora.
A receita do sucesso
A fórmula de Shonda inclui protagonistas mulheres - duas delas negras - e bem-sucedidas, relações inter-raciais e personagens LGBTs. Sempre com o cuidado de deixar tudo natural, sem estereótipos.
- Acredito que todo mundo deve começar a se ver refletido na TV. O casamento entre pessoas do mesmo sexo é a luta da nossa era, assim como foi a dos negros pelos seus direitos civis. Roteiristas como Norman Lear terem colocado negros na TV ajudou a mudar algumas mentes - afirmou.
Outro ponto em comum entre as protagonistas é o fato de elas serem eticamente flexíveis. Os textos criados por Shonda costumam ter
diálogos rápidos, e ela é uma escritora que não tem medo de matar personagens - fez isso com três dos principais em Greys Anatomy.
Shonda já se aventurou no cinema, sendo roteirista de dois longas: O Diário da Princesa 2 (2004) e Crossroads - Amigas para Sempre (2001), aquele da Britney Spears. Mas foi na TV que chegou ao auge da carreira. Um dos reconhecimentos a seu trabalho veio na última terça, quando recebeu a medalha Du Bois, a mais alta honraria concedida por Harvard no campo dos estudos afro-americanos.
Saiba mais
Grey's Anatomy - Mostra a rotina e os dramas da médica Meredith Grey (Ellen Pompeo) e de seus colegas em um hospital de Seattle. Está na 11ª temporada, que estreia no Brasil nesta segunda-feira (6), às 21h30min, no Sony.
How to Get Away with Murder - Série sobre a professora de direito criminal Annalise Keating (Viola Davis) e seus ambiciosos alunos. Temporada de estreia nos EUA.
Scandal - Conta a história de Olivia Pope (Kerry Washington), ex-consultora da Casa Branca que cuida da imagem do presidente. Nos EUA, está na 4ª temporada.
* TV Show