O porto-alegrense Kelvin Koubik, artista responsável por diversos murais da cidade, doou uma obra de 2021 para ser leiloada em favor do centro cultural Vila das Flores, no bairro Floresta. O local foi afetado pela enchente de maio de 2024 em Porto Alegre.
Em post conjunto com o centro cultural no Instagram, Koubik divulgou que o leilão terá duração de 48 horas, começando nesta terça-feira (4) e terminando na quinta-feira (6), ao meio-dia, com lance inicial de R$ 800. A oferta mais alta leva a pintura a óleo Iseda Temi II, de 90x110cm.
"Todo o valor será destinado para o Vila Flores, espaço cultural em que mantive meu ateliê por 10 anos e, coincidentemente, dias antes da enchente, tirei minhas últimas coisas lá de dentro. Meu ateliê era térreo e seria completamente afetado, assim como foi para vários colegas, por isso irei destinar esse valor a eles", explicou o artista.
A iniciativa foi motivada pelo projeto #socialsul, do grafiteiro Fábio Flop, que levou artistas independentes a doarem trabalhos para arrecadar recursos aos profissionais da cultura e seus familiares. Em comentário no post de explicação, o grafiteiro disse que qualquer artista pode participar: "só postar o que tiver à venda com a hashtag #socialsul e direcionar o valor total para alguém que esteja necessitando de ajuda nessa hora".
Além de estar trabalhando em uma obra no reservatório de água do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), Koubik já inaugurou outros murais marcantes em Porto Alegre, como um de Daiane dos Santos, ao lado do Viaduto da Conceição, e o do ambientalista José Lutzenberger, na lateral do prédio do IPE.