O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, vai ganhar um mural de 24 metros de altura. A obra começou a ser executada pelo artista Kelvin Koubik nesta quarta-feira (24). Em uma estrutura tubular que funciona como reservatório de água, serão retratadas aves da fauna local na pintura. O trabalho tem previsão de ser concluído em uma semana.
— Pretendo pintar um pouquinho de três pássaros regionais que habitam este lugar. E um jogo de cores que embelezem e conversem com o local — revela o artista de 34 anos.
Os pássaros retratados no Parque da Orla, que está sendo construído na área, serão o quero-quero, o canário e o pica-pau-do-campo. Na pintura, as aves estarão dando a volta em torno do reservatório. O autor da obra adianta o que o público deverá visualizar.
— Estou pensando as vistas, no que está mais alto, no meio. E quem entra no parque vai se deparar com um no chão, que é o quero-quero. Será como se fosse um poleiro do parque — explica.
Normalmente, Koubik trabalha em murais com tinta acrílica e pincéis. Mas agora a situação vai exigir outro tipo de instrumentos.
— Este trabalho é um projeto especial e estou fazendo ele todo em spray. Exige outro cálculo e tempo — diz.
Por volta das 14h30min desta quarta, o artista estava sendo alçado para a parte alta do reservatório por uma plataforma de trabalho aéreo. Outras duas pessoas o auxiliavam no processo, e havia um segundo veículo com a mesma função participando do serviço. Era possível ver algumas marcações na estrutura.
— Essas marcações são um código aleatório que eu crio e podem variar em cada trabalho. Servem para eu transpor o desenho, me guiar e depois partir para a pintura — detalha, acrescentando que está sendo um desafio criar uma obra em 360 graus na estrutura de um reservatório.
A estimativa é de que deverão ser utilizadas 240 latas de spray de tintas na pintura. O projeto está sendo desenvolvido e financiado pela GAM3 Parks, responsável pela gestão do parque e do trecho 1 da Orla do Guaíba. A concessionária não divulga os valores investidos na futura obra de arte ao ar livre.
— O público pode esperar o que sempre procuro fazer dentro dos meus trabalhos: uma relação contextual. É pensado para o local em que está situado, em uma área verde, perto da Orla, da natureza e integrado com os pássaros que aqui habitam — conclui.
Koubik é o autor de obras bastante conhecidas dos porto-alegrenses. Uma delas é o Mural Lutz, painel de 50 metros de altura e 750 metros quadrados, que pode ser apreciado na parede lateral do prédio do Instituto de Previdência do Estado (IPE). A ex-ginasta Daiane dos Santos também foi recentemente retratada pelo artista. O mural de 50 metros fica situado na empena do prédio da Fecomércio-RS, ao lado do viaduto da Conceição, no Centro Histórico.