Previsto originalmente para ocorrer no dia 18 de maio, a oitava edição da Noite dos Museus foi adiada. O evento foi transferido para o dia 14 de setembro. Em nota, a organização informou que o adiamento acontece por conta da catástrofe climática que assola o Estado, além da falta de ânimo para realizar um evento do porte neste momento.
O Rio Grande do Sul enfrenta uma grave situação por conta do grande volume de chuva dos últimos dias. Cidades estão inundadas, estradas estão bloqueadas e, até o momento, são 38 mortos em decorrência do evento climático. Em Porto Alegre, ruas do Centro Histórico foram tomadas pelas águas do Guaíba e a distribuição de energia precisou ser cortada.
"Diante da maior catástrofe climática já enfrentada pelo nosso Estado, entendemos que é necessário fazer uma pausa. Acreditamos que esse é um momento de empatia e de acolhimento com as famílias que sofreram perdas irreparáveis e que não há ânimo para realizar a nossa festa, que estava prevista para acontecer em duas semanas, no próximo dia 18 de maio. A vida cultural e turística pede um intervalo, com a nossa capital e as demais regiões do Rio Grande do Sul fragilizadas com o impacto das águas", diz o comunicado.
A nota prossegue: "Em comum acordo com a prefeitura de Porto Alegre, os artistas, as instituições participantes, nossos patrocinadores e a extensa rede de parceiros do Noite dos Museus 2024, adiamos nossa oitava edição para 14 de setembro. Nossa prioridade agora é ajudar as pessoas e cuidar de quem precisa. Esperamos que o nosso Estado se recupere logo e estamos empenhados em preparar mais uma edição histórica para celebrarmos juntos, quando tudo isso passar".
O evento é uma realização do Instituto Noite dos Museus e do Ministério da Cultura, com planejamento e produção da Rompecabezas e financiamento via Lei de Incentivo à Cultura, do governo federal. Mais informações sobre a programação da Noite dos Museus serão divulgadas em breve.
Para a oitava edição do evento, está prevista a reabertura da Usina do Gasômetro, que está fechada para obras desde 2017.