Depois de quase sete anos de espera, as portas da Usina do Gasômetro serão reabertas para a população. Nesta semana, a prefeitura anunciou que uma das sedes do evento Noite dos Museus, em maio, será o prédio de 1928, cartão-postal de Porto Alegre.
Apesar do anúncio, isso não significa que a revitalização do imóvel já terá sido finalizada. Em maio, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), a Usina do Gasômetro ainda estará recebendo intervenções, principalmente no Teatro Elis Regina.
Além disso, as novas instalações sanitárias e elétricas estarão em desenvolvimento. Por causa disso, o prédio será reaberto com tapumes isolando as partes que não podem ter circulação de pessoas.
A probabilidade maior é que o térreo do salão principal estará aberto, mas há possibilidade do mezanino também ser ocupado. Mesmo em meio às obras, a Smoi confirma que o espaço disponível para os frequentadores estará limpo e com segurança.
- A gente vai liberar. É viável. E o evento não vai prejudicar o andamento da obra - garante o secretário André Flores.
Até a realização da Noite dos Museus na Usina do Gasômetro, algumas definições precisarão ocorrer. Por exemplo, quem irá garantir a limpeza dos banheiros, a segurança do prédio, o fornecimento de luz e até mesmo o reparo por algum estrago que a circulação de pessoas do evento possa causar no imóvel.
A Noite dos Museus é vista como o evento-teste para a reabertura do espaço. Flores lembra que, quando a Usina fechou suas portas - em novembro de 2017 -, ainda não havia o Cais Embarcadero e o trecho 1 da orla revitalizado.
A revitalização do local começou em janeiro de 2020. Contratualmente, a reforma deveria ter sido concluída em março de 2021, mas sofreu vários adiamentos.
Consulta pública
O edital para concessão do espaço à iniciativa privada, que ficará responsável pela manutenção do local, deverá ser lançado no segundo semestre de 2024. Neste momento, a prefeitura está colhendo opiniões das pessoas. Quem vencer a disputa poderá realizar eventos no local, comercializar alimentos e bebidas, explorar cinema e teatro do espaço, entre outras possibilidades.