A prefeitura de Porto Alegre afirmou, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, que a Usina do Gasômetro será reinaugurada em 18 de maio. Na ocasião, a cidade sediará a oitava edição da Noite dos Museus.
— Estamos trabalhando essa reabertura na Noite dos Museus como um grande evento-teste. A Usina do Gasômetro será o maior equipamento da cultura da cidade — compartilha o secretário de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre, Henry Ventura, ressaltando que a situação não significa a conclusão das obras.
Por estar em reformas, o acesso do público às dependências internas será controlado, ou seja, a entrada das pessoas ocorrerá em grupos. A prefeitura trabalha com a estimativa de receber aproximadamente entre 800 a 1 mil frequentadores na data.
O fotógrafo e multiartista Gabriel Wickbold foi convidado para criar uma exposição inédita na oportunidade. O espaço, fechado para obras desde 2017, voltará a receber visitantes com a mostra imersiva MAZE. Trata-se de uma série de imagens autorais do artista, marcando sua estreia na Capital.
Além dessa exposição, poderão haver outras atrações na Usina no dia 18 de maio. A pasta trabalha com a possibilidade de levar mais outra atração para o local. O que será visto em relação à estrutura em obras deverá causar impacto nos presentes.
— O que vamos vivenciar lá é algo que vai mexer com o brio da cidade e com a relação do porto-alegrense com aquele espaço — assegura o secretário, dizendo que a reforma representa uma das maiores obras na história da própria Usina.
Conforme a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, a Usina está com as partes de infraestrutura e de hidrosanitários 90% concluídas. Já a obra civil está 80% pronta e na fase dos acabamentos. Por sua vez, a parte elétrica encontra-se 30% finalizada.
A conclusão dos trabalhos passou por atrasos e reagendamentos. Houve algumas alterações e o término das intervenções chegou a ser prometido para 2021. Entre os motivos do atraso, estão situações como a pandemia de covid-19 e as fortes chuvas do ano passado.
Saiba mais
O edital para concessão do espaço à iniciativa privada, que ficará responsável por zeladoria e manutenção do local, deverá ser lançado no segundo semestre de 2024. Neste momento, o processo está com a fase de consulta pública aberta. A área a ser concedida engloba o prédio da Usina do Gasômetro e trecho do entorno, com um total de 4.831 m². A empresa escolhida deverá iniciar a operação total em até 25 meses.
A vencedora do certame poderá realizar eventos no local, apresentações, exposições, cursos e serviços relacionados à produção cultural ou à exibição cultural; comercialização de alimentos e bebidas; destinação de espaços para trabalho e produção cultural; aluguel de ambientes para a realização de atividades previamente mencionadas; e explorar publicitariamente os ambientes internos do Gasômetro.
Também haverá restrições que a ganhadora terá de respeitar, como proibição de cobrança para permissão de ingresso na Usina do Gasômetro ou na área disponibilizada ao parceiro, salvo casos exclusivos; cobrança de valor para permissão de uso dos sanitários ou acesso aos terraços; e cobrança de valor de ingresso à exposição permanente do Memorial da Usina.