A Ocre Galeria (Rua Demétrio Ribeiro, 535), em Porto Alegre, comemora seu primeiro ano de atividades, neste fim de semana, com uma exposição que destaca dois nomes da arte contemporânea brasileira. No sábado (6), das 11h às 14h, ocorre a inauguração da mostra Pintura Pensamento, de Frantz e Manoel Veiga.
Entre pinturas, instalações e telas, a exposição permite conhecer os estilos únicos de cada artista. Amigos, Frantz e Veiga desenvolvem suas produções a partir de um pensamento em comum: o questionamento sobre o que é e o que não é pintura.
Os dois artistas não utilizam a forma convencional de produção do afresco, com o uso do pincel sobre a tela. Em material divulgado à imprensa, Veiga conta um pouco do processo realizado para confeccionar suas obras:
"Eu conduzo a pintura de uma maneira mental; não tem ação física. Eu não uso o pincel, a não ser para depositar a tinta na tela; na sequência, uso um pulverizador de água, que direciona a tinta de forma indireta".
Já Frantz produz sua arte a partir de outra perspectiva. Nesse caso, os pisos de ateliês de outros artistas, forrados com lonas, lhe servem de tela, e os resíduos acumulados no local fazem a vez de tinta.
"Trata-se de definir que espaço me interessa. Eu não mexo na cena, mas atuo como um editor das imagens. É pintura, porque é tela, tem intenção de meio e fim", comenta.
A mostra segue em cartaz até 27 de maio, de segunda a sexta, das 10h às 18h e, aos sábados, das 10h às 13h30min.