O Museu do Ipiranga ou Museu Paulista, um dos mais importantes do país, volta a abrir suas portas nesta terça-feira (6), em São Paulo. A instituição foi fechada em 2013 e, desde 2017, estava passando por reformas.
Além da restauração do prédio, chamado edifício-monumento, um novo setor foi construído, dobrando a área do museu fundado em 1885. Agora, o local conta com mais espaços expositivos, um mirante e recursos de acessibilidade. Na área externa, foi feita a restauração do jardim francês.
Com 11 novas exposições, o museu vai exibir em torno de 3,7 mil itens — entre pinturas, esculturas, fotos, objetos e relíquias arqueológicas. Entre os destaques está o famoso quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, objetos de Santos Dumont e uma maquete de gesso que representa a cidade de São Paulo em 1841.
Outra novidade é que agora o museu irá apresentar contrapontos a figuras e situações controversas, como estátuas de bandeirantes.
— O contraponto serão outras visões da sociedade sobre o tema. Toda exposição terá uma tela de contraponto — disse Ana Paula Nascimento, professora e curadora da instituição. — Queremos um museu muito mais plural: é isso que a gente busca no Museu Paulista.
Programação especial
A reabertura do Museu estava marcada para esta quarta-feira (7), quando se comemora o bicentenário da Independência do Brasil, mas foi antecipada para evitar que manifestações políticas prejudiquem o evento, que será restrito a autoridades, conforme a Folha de S.Paulo.
Durante o feriado, o museu abrirá apenas para as famílias dos operários que trabalharam ao longo dos três anos de obras e para estudantes e professores de escolas públicas. Porém, o Parque da Independência, que fica no entorno, estará aberto a partir do meio-dia e, à noite, contará com uma programação de shows para celebrar a reabertura. Estão programadas apresentações de João Carlos Martins, Juliette, Vanessa da Mata, Fafá de Belém, Criolo, entre outros.
O Museu do Ipiranga reabrirá ao público geral nesta quinta-feira (8). Paralelamente, até o dia 11 de setembro, haverá no local uma série de apresentações culturais de música, dança, teatro e circo, que serão transmitidas online. Os festejos terão atrações como Gabriel Sater, Geraldo Azevedo e a banda Melim. Toda a programação do festival pode ser consultada no neste site.