Com as atividades suspensas desde março, o Farol Santander Porto Alegre irá reabrir nesta quinta-feira (29) com uma nova exposição, mas seguindo protocolos de segurança sanitária. Na retomada, o espaço recebe a mostra Contemporâneo, Sempre – Coleção Santander Brasil, que apresenta um panorama de 70 anos de arte brasileira. O trabalho fica em cartaz até 24 de janeiro.
Com curadoria de Agnaldo Farias e Ricardo Ribenboim, a exposição reúne 64 trabalhos entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias das mais de 2 mil obras do acervo do banco Santander. A mostra é dividida em três categorias: Abstração, Retrato e Paisagem.
Contemporâneo, Sempre conta com trabalhos de artistas consagrados, como Alfredo Volpi, Tomie Ohtake, Di Cavalcanti, Candido Portinari, Claudia Andujar e John Graz. Realizada em 2019 no Farol Santander São Paulo, a exposição itinerante ganha em Porto Alegre obras de artistas gaúchos — Zoravia Bettiol, Glauco Rodrigues e Xico Stockinger —, além de um trabalho do paulista Cássio Vasconcelos.
— São três pretextos (Abstração, Retrato e Paisagem) para que nós pudéssemos reunir grandes artistas brasileiros. Acho que estão bem representandos como eles são, assim como as obras são retrocompatíveis — destacou Farias, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (28).
Conforme Ribenboim, o título da exposição Contemporâneo, Sempre tem relação com o fato de muitas obras da coleção terem sido adquiridas no seu período de produção.
Inaugurada em março, pouco antes da pandemia, a mostra de arte imersiva Gigantas volta a entrar em cartaz. De autoria do duo Nonotak Studio, a exposição foi concebida especialmente para o espaço e ficará no Farol até 17 de janeiro. As mostras permanentes do espaço cultural também serão retomadas: Memória e Identidade e O Outro Lado da Moeda.
Reestruturada para ocupar o subsolo do edifício, Memória e Identidade conta a história de Porto Alegre utilizando o Rio Guaíba como metáfora. Já O Outro Lado da Moeda, que também ocupa o subsolo do edifício, expõe uma analogia entre as moedas "oficiais" e "não-oficiais" que circulavam na região.
O cinema do Farol Santander também será retomado, mas somente em 19 de novembro. A programação ainda será divulgada. Já o restaurante Moeda volta com as suas atividades no dia 10, funcionando de segunda a sexta, das 11h30min às 15h.
Protocolos de segurança
Segundo o Farol Santander, haverá medição de temperatura e tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no prédio, além do uso obrigatório de máscaras. Serão disponibilizados álcool gel em todos os andares do edifício, e cada ambiente contará com sinalizações para que todos respeitem o distanciamento. O serviço de limpeza e higienização de todo o prédio será reforçado.
O Farol Santander funcionará em horário reduzido — das 12h às 18h, de terça a domingo —, com ocupação máxima de 25% da capacidade total do prédio.
— O prédio é enorme, então é um número bastante reduzido. Mesmo num cinema ou restaurante, todos os locais de público seguiremos esse critério de 25%, respeitando o protocolo. Será assim até entrar em outra bandeira ou fase — explicou Bibiana Berg, superintendente executiva de cultura, eventos e patrocínios do Banco Santander.
Farol Santander Porto Alegre
- Endereço: Rua Sete de Setembro, 1.028, Centro Histórico
- Horários: 12h às 18h, de terça a domingo.
- Ingressos: R$ 15 (visitação completa ao Farol Santander) na bilheteria do local e pelo site da Sympla. Crianças de até dois anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos três anos, pagam meia-entrada. A partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia.
- Classificação: Livre
- Acessibilidade: Rua Cassiano Nascimento – acesso lateral/toaletes e elevadores adaptados, rampas de acesso.