Ao redor da Praça da Alfândega, há todo um circuito de exposições de arte à espera do público. Antes ou depois de encher a sacola de compras na Feira do Livro, o visitante pode conferir mostras no Margs, Santander, Memorial do RS, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e no Museu da Comunicação. Abaixo, confira dicas de exposições que poderão ser visitadas durante todo o feriadão.
Se o passeio for durante a semana, em um dia útil, não deixe de ver também o trabalho de artistas jovens com trajetória reconhecida, como Lilian Maus, na galeria do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10), e Emanuel Monteiro, na Galeria Mamute (Rua Caldas Júnior, 375), além da Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973), que exibe a mostra coletiva Artistas Mulheres: Tensões e Reminiscências, já que esses lugares não funcionam no feriadão.
Margs homenageia um mestre
Destaque do calendário do Margs em 2019, Stockinger 100 anos é uma homenagem ao centenário de Francisco Stockinger (1919-2009). Mais de cem obras estão expostas nas três pinacotecas do museu, oferecendo um panorama da produção do artista, com as famosas séries de Gabirus e Guerreiros, além de esculturas em pedra, figuras femininas, gravuras, desenhos e documentos. Também no Margs, não perca as mostras dedicadas ao artista Otacílio Camilo (1959-1989) e ao legado do Espaço N.O. e as instalações de Adriana Giora.
Margs (Praça da Alfândega, s/n°). De terça a domingo, das 10h às 19h. Stockinger 100 Anos até 24/11; Otacílio Camilo – Estética da Rebeldia até 1º/12, Adriana Giora – No Limiar do Jardim até 8/12; Lenir de Miranda – Pintura Périplo até 8/12 e Espaço N.O. 40 Anos até 15/12.
Só mulheres no Santander
A exposição Estratégias do Feminino monta um painel da condição da mulher no Brasil a partir de 95 obras de 53 artistas. São todas mulheres de diferentes gerações e regiões do país. É a chance de conferir tanto trabalhos de nomes fundamentais para a história da arte brasileira – entre eles Lygia Clark, Mira Schendel e Tarsila do Amaral – como artistas contemporâneas que estão em evidência, como Berna Reale e Regina Parra.
Farol Santander (Rua Sete de Setembro, 1.028). De terça a sábado, das 10h às 19h; e domingo, das 11h às 18h. Até 22/12. Ingressos a R$ 15, no local e pelo site farolsantander.com.br.
Mostra coletiva no MACRS
Seis artistas brasileiros e quatro franceses estão na exposição Cá e lá...UTOPOS, uma parceria da Aliança Francesa com a Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS. A curadora Sandra Rey selecionou obras que trabalham a relação da arte contemporânea com o meio ambiente, tanto a natureza quanto a cultura, como os desenhos de Claudia Hamerski (foto).
MACRS (6º andar da CCMQ, na Rua dos Andradas, 736). De terça a sexta-feira, das 10h às 18h, sábado, domingos e feriados, das 12h às 18h, até 1º de dezembro.
Arte gráfica no Museu do Trabalho
Inaugurada nesta semana, a exposição Desenhomatic LTDA é um projeto de Fabio Zimbres e Jaca, dois renomados ilustradores que frequentam tanto o circuito de feiras gráficas quanto as galerias de arte no eixo Porto Alegre-São Paulo. A maior parte das obras foi criada no próprio museu nos dias anteriores à abertura da mostra, que conta com telas, desenhos sobre papel, mini-tiragem de publicações e livros de artista assinados individualmente e em dupla.
Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230). De terça a sábado, das 13h30min às 18h30min; e domingo, das 14h às 18h30min, até 29/12.