O centenário de Francisco Stockinger (1919-2009), um dos maiores artistas plásticos do Rio Grande do Sul, é celebrado nesta quarta-feira, 7 de agosto. Em Porto Alegre, várias instituições artísticas organizaram tributos ao artista. Confira as atividades já confirmadas:
Exposição Stockinger 100 Anos
A principal homenagem ao artista é capitaneada pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), instituição que possui 64 obras do artista, que foi seu diretor por duas vezes e, há 10 anos, foi velado em suas galerias. Com mais de 100 obras, a exposição Stockinger 100 Anos será inaugurada nesta quarta-feira (7/8), das 18h às 21h. A visitação é gratuita, de terça a domingo, das 10h às 19h. Até 24 de novembro.
Documentário
A Cinemateca Capitólio Petrobras (Rua Demétrio Ribeiro, 1.085) exibe sessão especial do documentário Xico Stockinger, do diretor Frederico Medina, que retrata os três últimos anos de vida do escultor por meio de seu trabalho e sua relação com o diretor. Quarta-feira (14/8), às 19h30min. Entrada franca.
Xico pela cidade
Para valorizar as obras de Stockinger em espaços públicos da Capital, a prefeitura prevê a restauração, manutenção e limpeza de 11 trabalhos – o projeto está em fase de captação de recursos e deve ser executado em 2020. Serão restaurados três painéis na Praça Dom Sebastião: Homens e Touros (foto), Flor de Ferro e Descanso do Guerreiro. A restauradora Veronica Di Benedetti ministrará oficina aberta ao público no local. Além disso, estão programadas atividades como passeios ciclísticos guiados e percursos especiais do ônibus da Linha Turismo, em agosto. Ainda não dá data definida para essas atividades. Também estão previstas no projeto ações de educação patrimonial com o uso de tecnologia de realidade aumentada.
Exposição de gravuras
Na sexta-feira (9), será aberta para visitação a exposição Infinito Stockinger, com nove xilogravuras originalmente executadas e impressas de 1956 a 1960 e que foram reeditadas (reimpressas) entre 2008 e 2009. As obras são do acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli. A mostra será no Centro Municipal de Cultura e Lazer Lupicinio Rodrigues (Av. Erico Verissimo, 307). Visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h, de 9 a 28 de agosto de 2019. Entrada gratuita.
MACRS e IEAVi
Uma das galerias do MACRS, no sexto andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), leva o nome do artista. Em homenagem a ele, será apresentado no dia 17 de agosto (Dia do Patrimônio), o projeto da nova sede do MAC IV Distrito, que ficará em exposição até 13 de outubro. Também estão previstas intervenções escultóricas efêmeras realizadas pelos artistas Maria Paula Recena (17/8), Daniel Higa (31/8), Elcio Rossini (14/9) e Tete Barachini (28/09).
O Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), que capitaneou a criação de um selo comemorativo (foto) ao centenário de Stockinger, terá uma agenda extensa em homenagem a Stockinger. Entretanto, o instituto, também sediado na CCMQ, ainda não anunciou os planos.
HOMENAGEM DO IAB
Entre as quatro exposições que o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) inaugura amanhã, às 19h, está a mostra coletiva O Pequeno Bronze, promovida pela Associação dos Escultores do RS (Aeergs). Em sua 25ª edição, a mostra traz esculturas em bronze de 27 artistas, incluindo o homenageado, Xico Stockinger. A Galeria Espaço IAB fica no Solar do IAB. Rua Gal. Canabarro, 363, no Centro.
Visitação gratuita até o dia 9 de setembro, das 13h30min às 18h, de segunda a sexta-feira.
Tributo da Galeria Paulo Capelari
Obras raras e inéditas integram a exposição que a Galeria de Arte Paulo Capelari (Rua Coronel Bordini, 665) inaugura hoje. A seleção foi colhida em acervos particulares, incluindo o da própria família Stockinger, e inclui esculturas dos guerreiros, touros e cavaleiros que marcam a carreira do artista, além de desenhos e esboços.
Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h, até dia 24 de agosto. Entrada franca.