Vestindo um macacão branco, a figura de Andressa Cantergiani contrasta com o cenário de tanques e objetos bélicos do Museu Militar do Comando Militar do Sul, localizado na Rua dos Andradas, em Porto Alegre. Esta terça-feira foi o primeiro dia da performance Combate, na qual a artista se propõe a passar oito dias no museu, desde a abertura até o último horário de funcionamento. Andressa não levou nada consigo e, por volta das 11h30min desta terça, a coordenadora de artes plásticas de Porto Alegre, Adriana Boff, foi ao museu levar mantimentos para a artista – outras sete mulheres convidadas repetirão o ato ao longo dos próximos dias.
– A ideia era me despir de privilégios, vestir só um macacão em um dia de frio e não levar comida, e daí, a partir do conceito de sororidade, ir reconquistando esses privilégios através da parceria dessas mulheres colaboradoras. No fim, acabei passando melhor do que imaginava porque a Adriana me trouxe estufa, manta, luva, várias coisas – resumiu a artista ao final do dia.
A ação, que remete aos movimentos feministas 8M Brasil e Women's March, contrapõe a suposta fragilidade do corpo feminino ao ambiente militar.
– Acho que a minha proposição funcionou porque me senti bem fragilizada de estar em um contexto militar, masculino, e me colocar numa situação-limite. Achei que seria mais quieto, mas o museu é bastante visitado: foram umas 200 pessoas ao longo do dia, inclusive turmas de escolas que não sabiam que a performance estava acontecendo – relata Andressa.
É possível conferir a performance de Andressa gratuitamente nos horários de funcionamento do museu (confira no serviço abaixo) até a próxima quarta-feira (18), e também pelo canal da artista no Youtube e pelo instagram @andressacantergiani. A ação ocorre paralelamente à mostra Aorista, que reúne vários trabalhos da artista na Galeria Ecarta. No dia 24 de julho, às 18h, o local recebe uma conversa entre a artista e o curador da mostra, Francisco Dalcol.
"Combate"
- Performance de Andressa Cantergiani no Museu Militar do Comando Militar do Sul (Rua dos Andradas, 630).
- Visitação de terça a quinta-feira, das 10 às 16h, sexta-feira, das 10h às 12h, sábado e domingo, 13h30 às 17h. De 10 a 18 de julho.
- Entrada gratuita.
"Aorista"
- Exposição com fotografias, vídeos e objetos relacionados às performances de Andressa Cantergiani.
- Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943).
- Visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h. Até 29 de julho.
- Entrada gratuita.
- Outras informações: (51) 4009-2970.