Os artistas Laura Cattani e Munir Klamt, que assinam como a dupla Ío, estão realizando uma investigação para descobrir o que aconteceu com a obra Retrato de Mulher, de um autor referencial da arte brasileira, Alberto de Veiga Guignard (1896–1962). A obra, que tem uma avaliação mínima de R$ 135 mil (valor estimado a partir de outras obras de Guignard), desapareceu misteriosamente do acervo da Pinacoteca Ruben Berta no final dos anos 1980.
A investigação é o ponto de partida para uma obra do próprio Ío que atualmente está exposta na mesma Pinacoteca Ruben Berta como parte da mostra O Tempo das Coisas — Módulo 2. Intitulada Cleptomancia, a instalação exibe uma das raras fotos de Retrato de Mulher, impressa em jornal, com uma faixa cobrindo os olhos da mulher retratada. Realizada em parceria com a advogada e estudante de história da arte Juliana Proenço de Oliveira, a obra também traz vários documentos relacionados ao sumiço do trabalho.
Para descobrir se a obra foi roubada, extraviada ou destruída, os artistas têm realizado entrevistas com pessoas que tinham contato com o trabalho no período do desaparecimento e estudiosos da arte, além de analisar o inquérito sobre o desaparecimento da pintura e outros documentos. De acordo com os autores, a opinião de vários entrevistados aponta "na direção de uns poucos nomes (notadamente um homem em posição de poder)". Como se trata de uma investigação poética, os artistas também recorreram a meios pouco ortodoxos: "Cartas de Tarot indicam uma suspeita, jovem na época, que teria se apoderado do quadro por motivos que nos lembram o roubo da Mona Lisa", explicam Cattani e Klamt no texto de divulgação do trabalho.
Na medida em que surgem, as novas pistas são incorporadas à obra Cleptomancia, que vai se transformando. A esperança dos artistas é que o público colabore com a solução do caso: se você souber de alguma coisa, escreva para eles pelo e-mail contato@io.art.br.
A mostra coletiva O Tempo das Coisas — Módulo 2, com curadoria de Francisco Dalcol, fica em cartaz até 27 de julho na Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973), de segunda a sexta, das 10h às 18h, com entrada franca.