Neca Sparta inaugura nesta quinta-feira (1º de fevereiro), às 19h, no Margs, a exposição Destempo, na qual convida o público a pensar sobre a relação entre as casas que habitamos e a passagem do tempo. Atualmente com 69 anos, a artista gaúcha já teve 29 residências, em várias cidades, e inspirou-se nessas vivências para criar vídeos, fotografias e uma instalação.
Em um dos vídeos, sem título, Neca põe a mesa para uma pessoa que nunca aparece e espera. A cena, em preto e branco, passa lentamente – para a artista, é como se transcorresse fora do tempo, daí a expressão "destempo". Em uma série de nove fotografias, Neca realiza uma performance para a câmera na qual também parece aguardar enquanto olha pela janela. Não é possível ver a expressão da artista, tampouco identificar o lugar onde está.
– Eu sou o objeto do meu trabalho. É a minha casa. Mas quero falar de coisas que acontecem com todas as pessoas, as perdas – destaca a artista.
Natural de Santo Ângelo (RS), Neca vive em Porto Alegre há cerca de 20 anos. Na capital gaúcha, começou a desenvolver uma pesquisa artística primeiro com pintura e instalações e, a partir de 2015, também com fotografia e vídeo. Os procedimentos mudaram, mas seus interesses mantiveram-se ligados ao tempo e à memória.
– Fazer performance com mobiliário tem a ver com o apego. Toda vez que a gente se muda tem que desapegar. É uma tortura – considera.
Na instalação Uma Rua Só (2015-2018), Neca coloca lado a lado 29 modelos de casas e edifícios feitos com cimento e pó de mármore. Quase nenhum possui janelas.
– São todas fechadas porque já não existe a possibilidade de acessá-las. E a rua é uma só porque a minha vida é uma só – comenta.
Destempo tem curadoria de André Venzon, que no mesmo dia inaugura uma exposição individual também no Margs. As duas mostras ficam em cartaz até 11 de março.
Destempo
- De Neca Sparta
- Curadoria de André Venzon
- Abertura nesta quinta-feira (1º de fevereiro de 2018), às 19h.
- Galerias Pedro Weingärtner e Ângelo Guido do Margs (Praça da Alfândega, s/nº).
- Visitação de terças a domingos, inclusive feriados, das 10h às 19h, de 2 de fevereiro a 11 de março de 2018.
- Entrada Franca.