O Colégio Farroupilha, um dos centros de educação mais conceituados e tradicionais de Porto Alegre, está comemorando 138 anos de atividades, completados no último dia 21 de março. A instituição foi fundada em 1886, com o nome de Escola de Meninos da Associação Beneficente Alemã.
A princípio, o colégio funcionou em salas alugadas na Rua Senhor dos Passos. Em 1895, foi inaugurada a primeira sede própria, que ficou conhecida como Velho Casarão, na Avenida Alberto Bins, onde atualmente está o Hotel Plaza São Rafael. O prédio histórico pode ser visualizado em uma maquete em miniatura exposta no Memorial do Farroupilha, no bairro Três Figueiras, para onde a escola foi transferida em 1962. Já o Leão de Pedra, estátua que fazia parte da fachada do Velho Casarão, foi restaurado e passou a integrar o acervo do Memorial em 2002.
Professora e coordenadora do Memorial, Alice Rigoni Jacques é uma das funcionárias mais antigas da escola, onde trabalha há quase 40 anos. Conforme ela, o espaço museológico, pedagógico e de pesquisa que coordena se configura como um patrimônio emblemático da história não apenas do colégio, mas da educação na Capital e no Estado. Alice acredita que as instituições escolares apresentam grande importância na construção social das memórias e revelam traços de tempos passados, constituindo a identidade de alunos e professores.
– Além das lembranças que esses espaços evocam, eles são territórios que nos fazem questionar o presente e prospectar o futuro, servindo como agentes de mudança – afirma ela.
Cabe destacar ainda que, desde o dia 21 de março, é possível revisitar a trajetória do Farroupilha em uma exposição montada na nova área de convivência da unidade de Três Figueiras, no acesso da Rua Carlos Huber, 425, ao lado da recepção dos alunos. A mostra com fotografias novas e antigas permanecerá em cartaz até o final de março.
Sindaergs completa 45 anos
Em março, o Sindicato dos Administradores no Estado do Rio Grande do Sul (Sindaergs) festeja 45 anos de fundação, ao mesmo tempo que comemora o aumento de 10% no quadro associativo, o que não acontecia desde 2018. Também houve um crescimento de 46% do patrimônio, destaca o presidente da entidade sindical, Jorge Avancini. Ele ressalta que, num contexto de rápidas transformações tecnológicas e socioeconômicas, o Sindaergs tem promovido iniciativas proativas para atualizar e capacitar seus associados para os desafios profissionais atuais, fortalecendo o mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento econômico regional.