Quarenta retratos do fotógrafo Gilberto Perin homenageiam a dedicação de quem torna Porto Alegre um lugar melhor para se viver e fazem parte de Gente da Cidade, mostra que será aberta em 23 de março (próxima quinta-feira), às 18h30min, no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582, no bairro Cidade Baixa).
Conforme Perin, "Gente da Cidade carrega a beleza e a importância de cada um dos retratados na construção da história de Porto Alegre, cidade em que nasceram ou que escolheram para viver". São retratos que foram realizados nos últimos anos, e a seleção priorizou gente da área de Arte e Entretenimento.
Depois da mostra, as fotografias serão incorporadas ao acervo do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, para que fiquem registradas essas personagens que participaram da vida de Porto Alegre nos primeiros anos do século 21.
O museu
O acervo do museu tem imagens de fotógrafos como Virgílio Calegari, Lunara, Sioma Breitman e Irmãos Ferrari, que mostram a transformação urbana da cidade que surge e se transforma com a interferência constante de quem a habita ou transita por ela.
A mostra Gente da Cidade está em consonância com a missão do museu, que visa a dar “ênfase na sua história e memória, por meio da preservação, pesquisa e comunicação dos bens culturais sob sua guarda”.
Retratados
Alice Urbim, Antonio Carlos Borges-Cunha, Antônio Carlos Falcão, Bebeto Alves, Carlos Urbim, Deise Nunes, Eduardo Haesbaert, Fabio Verçoza, Fernando Baril, Gaudêncio Fidelis, Glau Barros, João Carlos Castanha, João Gilberto Noll, Jorginho do Trompete, José Francisco Alves, Julio Zanotta, Leandro Machado, Leonardo Machado, Luis Fernando Verissimo e Lucia Verissimo, Luiz Carlos Felizardo e Maria Isabel Locatelli, Márcia do Canto, Marcos Breda, Mário Röhnelt, Marlise Saueressig, Marta Biavaschi, Miguel Ramos, Nilda Felisberta, Otto Guerra, Paulinho Chimendes, Paulo Gasparotto, Paulo Nascimento, Ricardo Kadão Chaves, Sakae Suzuki, Sirmar Antunes, Suzana Saldanha, Tabajara Ruas, Vagner Cunha, Zé Victor Castiel, Zilah Machado, Zoravia Bettiol.
Gilberto Perin é graduado em Comunicação Social pela PUCRS e se dedica ao audiovisual, seja como fotógrafo, seja como roteirista para séries e filmes ou diretor de cena. Suas exposições individuais recentes estiveram no Margs (Porto Alegre), em Lisboa (Portugal) e Genebra (Suíça). Tem dois livros de fotografia publicados, Camisa Brasileira e Fotografias para Imaginar, além de obras em museus, entidades culturais e coleções particulares no Brasil e Exterior.