No dia 13 de dezembro, a quinta turma da Faculdade de Direito de Santa Maria estará comemorando 50 anos de formatura, ocorrida nesse mesmo dia em 1968, no Cine Teatro Glória daquela cidade. Coincidentemente, aliás, no mesmo dia da edição do AI-5, que marcou a história política brasileira, cuja publicação circulava em edição extra dos jornais ao final da solenidade, depois de a paraninfa da turma, em seu discurso, defender entusiasticamente o restabelecimento das garantias individuais. A turma era composta de 76 formandos e paraninfada pela professora Celeste Pacheco da Silva.
Com a maioria de integrantes já falecida, remanescem 35 colegas, com muita vontade de se reencontrar e de rever os quatro professores que ainda estão vivos. A Faculdade de Direito, na época particular, pertencente aos irmãos maristas, cujo diretor era o conhecido e saudoso irmão Gelásio, era, então, a única existente na cidade.
Dentre aqueles formandos, a maioria passou a exercer a advocacia, outros o magistério superior ou função pública, mas há, também, quem tenha desempenhado cargo eletivo, sempre com destacada atuação e sucesso.O encontro que celebrará o cinquentenário está marcado para o dia 23 de novembro, uma sexta-feira, com uma missa, às 18h, na Catedral Diocesana de Santa Maria, seguida de um jantar no tradicional Restaurante Augusto, local de outras confraternizações e de muitos encontros durante os tempos de faculdade.
Os organizadores solicitam que os contatos e confirmações sejam feitos com Luiz Arlindo Cioccari, pelo telefone (55) 99971-3757; Luiz Ari Azambuja Ramos, (51) 99987-7352; e Luiz Adalberto Villa Real, (48) 99981-7070.