O Porto Alegre Country Club é uma grande e linda área verde de Porto Alegre e importante reserva ambiental dentro da cidade. O tapete em forma de gramado divide espaço com árvores frondosas, arbustos e um grande número de aves. São 55 hectares de belos campos, onde, há 88 anos, o golfe é ensinado de geração em geração. Além de sua beleza topográfica, a cancha é muito bem cuidada desde 1930, quando foi inaugurada.
O clube, fundado no dia 30 de maio daquele ano, reuniu um grupo selecionado de associados com uma paixão em comum: o golfe. Entre os sócios fundadores estão Joseph E. L. Millender, Carlos Sylla, Álvaro Gonçalves Soares, A. D. MacDonald, A. S. Cliff, Antônio Jacob Renner, José Bertaso, Pelegrin Figueras, Fábio Netto, Ernest John Aldworth, Victor Adalberto Kessler, Hermano Franco Machado, Luiz Guerra Blessman, Carlos Hofmeister e Arthur D. Sharpus. O texano J. E. L. Millender, diretor da Companhia de Energia Elétrica em Porto Alegre, é considerado um dos principais idealizadores do Porto Alegre Country Club, tendo trabalhado incansavelmente pela sua concretização.
Em dezembro de 1931, durante a gestão de Carlos Gomes, o clube passou a ter cerca de 42 hectares, localizados entre os bairros Boa Vista, Chácara das Pedras e Passo d’Areia, onde se instalou desde o início e lá permanece até os dias de hoje. Pouco tempo depois, mais 13 hectares foram acrescentados, totalizando os atuais 55. A construção da cancha teve início imediato, com sua conclusão, em 1932, celebrada com um churrasco ao ar livre e um campeonato de golfe.
Em 1947, o Porto Alegre Country Club já contava com os 18 buracos completos para proporcionar a prática do golfe em nossa cidade. Até a inauguração da sede, em 1938, muitas festas, sempre marcantes para a vida social dos gaúchos, foram organizadas em outros clubes da Capital e nos belos jardins do Country. Em 1933, foi realizado um baile de Réveillon, em conjunto com o Clube do Comércio. Ali, o estilo das festas de gala do Country, que encantam desde então, já começava a ser definido.
O sucesso da iniciativa foi tão grande, que o clube realizou, no mesmo local, um baile de Carnaval. Marcante também foi o baile de gala que o Country promoveu, em 1935, durante a célebre exposição do centenário Farroupilha, evento que reuniu a nata da sociedade porto-alegrense no luxuoso Cassino do Parque da Redenção.
Foi A. J. Renner, primeiro presidente do conselho administrativo do Porto Alegre Country Club, quem encampou, em 1937, o projeto da sede, que foi finalizada em 1938. A inauguração da sede foi comemorada com a grande festa de Réveillon, à qual os jornais não pouparam elogios. A base desta antiga sede existe até hoje. Com o tempo, foram feitas reformas e novas construções que modificaram o seu entorno.Na década de 1940, vários campeonatos, em nível nacional e estadual, já se realizavam no Country Club. Ali foi criada, em 1958, a Associação Brasileira de Golfe.
O PACC é e sempre foi um sofisticado espaço de sociabilidade. Assim, naturalmente, pelos seus salões passaram ilustres personagens de nossa história: governantes, artistas e algumas das mais belas mulheres, como Martha Rocha, Ieda Maria Vargas (Miss Universo em 1963) e Catherine Deneuve. Além do golfe, o clube tradicionalmente promove grandes eventos sociais, como bailes de aniversário, bailes de debutantes e de encerramento da temporada. É, também, anfitrião de inúmeros campeonatos e torneios de golfe.
Todo mês, oferece aos seus sócios e convidados competições que se somam aos já tradicionais campeonatos sul-brasileiro e sul-americano.As últimas gestões fizeram significativas melhorias na sede e no green do PACC. A atual, liderada desde 2015 por Paulo Afonso Feijó, busca tornar o clube ainda mais moderno, mais aberto a novos sócios e mais atraente à geração de frequentadores entre 40 e 50 anos.