A dança terá destaque no segundo dia de apresentações do 30º Porto Alegre em Cena, quando o festival — que vai até o dia 19 — traz espetáculos gratuitos com companhias de fora do Rio Grande do Sul.
A Cia. Giradança, do Rio Grande do Norte, apresenta nesta sexta-feira (8), às 16h, no Saguão do Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307), Muximba: O Coração Sempre Permanece Criança. Nele, os bailarinos fazem uma coreografia que propõe uma relação entre coisas humanas e não humanas, convidando a plateia para um exercício de contemplação.
E o grupo Cláudio Lacerda/Dança Amorfa, de Pernambuco, irá guiar o público desta sexta a domingo (10), às 20h, por diferentes espaços do CHC Santa Casa (Av. Independência, 75). Transiterrifluxório é inspirado na arquitetura da premiada iraquiana-britânica Zaha Hadid.
O som autoral de Paola Kirst & Kiai
O Espaço 373 (Rua Comendador Coruja, 373), em Porto Alegre, conta com uma nova atração na sua agenda. A partir desta sexta, às 21h, o quarteto Paola Kirst & Kiai marcará presença mensalmente no local. Em sua estreia na programação, o grupo apresentará o repertório do álbum Costuras que me Bordam Marcas na Pele e do futuro trabalho chamado Submersos. Os ingressos custam a partir de R$ 35 e estão à venda na plataforma Sympla.
O trio Kiai é formado pelo baterista Lucas Fê, pelo pianista Marcelo Vaz e pelo baixista e violonista Dionísio Souza. Além das canções com Paola, o grupo também levará para o show seus temas instrumentais autorais.
Banda Zooropa toca U2
Dedicando-se há 12 anos a homenagear o U2, reproduzindo fielmente seus hits, a banda Zooropa se apresenta nesta sexta, às 21h, no Theatro Fuga (Rua dos Andradas, 673), em Porto Alegre. No repertório, os principais sucessos do quarteto irlandês que se tornou uma das maiores bandas da história. Os ingressos custam a partir de R$ 25 (primeiro lote) na plataforma Sympla, com taxas.
Filmes de Chaplin para rever
Uma das figuras mais emblemáticas do cinema mundial, Charlie Chaplin acaba de ganhar um especial na plataforma de streaming Mubi. Ficarão disponíveis, a partir desta sexta-feira, os clássicos O Garoto (1921), sobre a amizade entre um menino órfão e um vagabundo; O Grande Ditador (1940), que satiriza o governo alemão nazista; e Tempos Modernos (1936), uma obra-prima do cineasta que aborda a vida do trabalhador na era industrial. Também entram no catálogo Luzes da Cidade (1931), Vida de Cachorro (1918) e Em Busca do Ouro (1925).