Desde 2019, o dia 17 de agosto é reconhecido como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. A data busca aproximar a população das diferentes expressões artísticas que existem no território gaúcho. Neste ano, as principais atividades promovidas pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) irão ocorrer sábado (19) e domingo (20). Entre apresentações de música e dança, oficinas, palestras e visitas a prédios históricos, serão mais de 270 atrações espalhadas por 118 municípios do Estado.
Em sua 5ª edição, o evento recebeu o tema Cultura e Cidadania, que reforça a importância da diversidade e do acesso às manifestações culturais.
Em Porto Alegre, o Dia do Patrimônio contará com um cortejo que irá circular por importantes espaços do Centro Histórico. Marcada para domingo, às 17h, a atividade terá como ponto de partida o Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835). De lá, os participantes serão guiados por outras sete instituições, finalizando o percurso na Casa de Cultura Mário Quintana.
Para enriquecer a experiência dos moradores da Capital, foi lançado o Passaporte do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Com o folheto, os participantes poderão registar cada local que visitarem. Este passaporte poderá ser retirado, gratuitamente, no sábado e domingo, em uma das instituições que integram a programação.
Apesar de haver uma concentração de ações no fim de semana, em alguns municípios as atrações se estendem para outras datas. No site da Sedac, é possível conferir a programação completa.