Quem olha a agenda dos próximos eventos que serão realizados no Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre, percebe que algo mudou. Reconhecido como o mais prestigiado palco da música na Capital, o auditório vem transformando seu perfil de operação e se consolidando como abrigo para as mais variadas atividades. Até o final do ano, serão realizados ali shows de grandes nomes da música brasileira, como de costume, mas também palestras com economistas, líderes religiosos e coachs, além de uma convenção sobre harmonização facial.
Tal mudança começou a ser percebida de forma mais nítida por conta da diversidade que compõe a agenda deste ano, e é resultado de um desejo antigo da Opinião Produtora. A empresa venceu a disputa pela concessão de exploração comercial do Araújo Vianna em 2019 e executa a administração do espaço desde então.
Conforme o sócio-diretor Rodrigo Machado, o objetivo da Opinião Produtora sempre foi diversificar a ocupação do Araújo, entendido como um espaço flexível e capaz de comportar os mais variados tipos de eventos.
— A gente entende que ele sempre foi um espaço versátil e democrático, só estava faltando uma oferta que não fosse voltada somente para a música. O Araújo é música, mas também é teatro, é stand-up, é palestra, é congresso, enfim, um espaço que está aberto a toda e qualquer possibilidade de expressão — diz o empresário.
Stand-up abriu as portas para novos segmentos
A abertura de mercado começou a ganhar corpo a partir dos espetáculos de stand-up comedy. O formato, um fenômeno já consolidado em todo o Brasil, passou a integrar a programação do Araújo Vianna com mais intensidade no ano passado, trazendo bons resultados em termos de público. Um exemplo é o evento alusivo aos três anos da casa de comédia Poa Comedy Club, em maio de 2022, com apresentações dos humoristas Afonso Padilha, Nando Vianna e Thiago Ventura. Foram três sessões com casa cheia no Araújo Vianna, somando quase 10 mil pessoas no total — o auditório é capaz de abrigar 3.146 pessoas sentadas.
Foi justamente a capacidade de público do Araújo Vianna que atraiu a atenção dos espetáculos de stand-up comedy, conforme Machado. Depois, produtoras responsáveis por diferentes tipos de eventos também passaram a compreender o local como abrigo possível.
— Abrimos a nossa intenção de diversificar a programação para o mercado e imediatamente tivemos uma resposta muito favorável — diz Rodrigo Machado. — O Araújo Vianna, pela sua capacidade, traz uma possibilidade de receita muito maior. É possível abrigar três mil pessoas em uma única sessão de evento, com um único custo. Já em um local menor, seria preciso realizar três sessões para atender esse público, acarretando três custos. Então, há uma matemática que torna o Araújo Vianna um local atraente para os empresários — explica.
Adesão do público
O empresário afirma que a procura pelo espaço tem sido alta e oriunda dos mais variados nichos de atividade, mas salienta que isso já era esperado. O que surpreendeu a administração foi a adesão do público a esses eventos, que têm conseguido lotar o Araújo Vianna.
— Em junho, nós recebemos o economista Ricardo Amorim e o auditório ficou cheio. No próximo mês, teremos outros palestrantes do mesmo nível. A projeção é que o cenário se repita, pois é algo que tem funcionado muito bem. Muito bem mesmo.
Perfil de agenda plural veio para ficar
Até o final do ano, o Araújo Vianna receberá palestras de nomes como o coach de empreendedorismo Joel Jota (17/10), os líderes religiosos Deive Leonardo (23 e 24/8) e Cláudio Duarte (19/12), o ex-atleta Tinga ao lado do comunicador da RBS Luciano Potter (21/11) e a filosofa Lúcia Helena Galvão (28/9), além da astróloga e influenciadora Márcia Sensitiva (10/12). Também chama atenção na agenda a convenção SulLift (18/10), voltada para profissionais da harmonização facial.
Conforme Rodrigo Machado, esse perfil de agenda veio para ficar. A programação do Araújo Vianna para 2024 já está ganhando forma e, de acordo com o empresário, deve seguir equilibrando eventos culturais e de outros segmentos.
— A demanda pelo Araújo está tão grande que nós já estamos pensando em intensificar a agenda de janeiro e fevereiro, meses em que o espaço normalmente têm uma baixa frequência de eventos por conta da migração para o Litoral. A projeção é que em 2024 tenhamos um Araújo ainda mais plural, pois o nosso modelo de negócio também é plural.