O fenômeno da stand-up comedy vem ganhando cada vez mais força no Brasil, criando celebridades e lotando casas de espetáculos. O grupo 4 Amigos, por exemplo, em dezembro do ano passado, lotou quatro sessões no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, mostrando a intensa procura por este tipo de entretenimento. Porém, nem todos os shows são grandiosos como este e é por isso que existem os clubes de comédia, que vêm ganhando cada vez mais espaço e sendo importantíssimos para a cena.
Na Região Metropolitana, por exemplo, nos últimos seis anos, surgiram quatro espaços dedicados à comédia — e são os únicos, até agora. O fenômeno é tão recente que dois deles, por sinal, foram inaugurados nos últimos sete meses, acompanhando o crescimento da cena e entrando no vácuo do fim da pandemia.
Por enquanto, os espaços dedicados ao stand-up comedy se dividem em quatro cidades da Região Metropolitana. São eles o Buteco Comedy Bar, em Canoas; o Porto Alegre Comedy Club, na Capital; o São Léo Comédy, em São Leopoldo; e o Nosso Comedy, em Cachoeirinha. Juntos, eles formam um circuito da comédia.
Este fortalecimento do cenário possibilita trazer artistas de renome, dividindo os custos e fazendo com que possam passar por estes quatro espaços, em uma espécie de miniturnê gaúcha, gerando ganhos maiores para todos os lados e alcançando um público mais vasto. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre cada um deles.
Buteco Comedy Bar
- Rua Doutor Barcelos, 897 - Centro - Canoas
É o primeiro clube de comédia do Rio Grande do Sul. Inaugurado oficialmente como um comedy club em 24 de março de 2017 — depois de um período mesclando música ao vivo com shows de stand-up —, o espaço abriu as portas para a cena no Estado.
Comandado pelo casal Felipe Vacilotto e Adriana Moreira, além de Émerson Malheiros, o espaço surgiu a partir da paixão de Vacilotto pela comédia e, ao visitar o lendário Comedians, em São Paulo, ele enxergou um mercado ainda não explorado no Estado. Assim, começou a consumir conteúdo sobre o tema, além de estudar os processos do humor.
— Os bares de Canoas e de Porto Alegre trabalhavam com música ao vivo, mas ninguém colocava comédia. Então, eu sentia que se eu trabalhasse com comédia, que era uma coisa que eu gostava e era uma coisa inédita no Estado, eu estaria me diferenciando dos demais concorrentes, com um produto único, sem concorrência — conta Vacilotto.
De acordo com o sócio do Buteco, a faixa etária do público no espaço é de acordo com o humorista que está no palco. Ele comemora a recorrência dos visitantes, que são fidelizados pelo cuidado que os proprietários têm com cada detalhe, buscando proporcionar a melhor experiência tanto para o artista quanto para o espectador.
O Buteco, que tem capacidade para 134 pessoas, abre de acordo com a agenda de shows — em abril, por exemplo, haverá apenas um dia com as portas fechadas, pois os demais já estão ocupados por apresentações. Uma rotina intensa. E quem vai até o local encontra um cardápio com bebidas variadas e porções de boteco, pensadas para que os frequentadores consigam comer de maneira simples, sem se dispersar do artista no palco.
Vacilotto vê com bons olhos o crescimento dos espaços de comédia pelo Estado:
— É o resultado de um trabalho que a gente começou há seis anos, trazendo poucos comediantes, devagarzinho. E fomos provando para o mercado que era possível ter um comedy aqui no Sul, algo que muita gente acreditava que não ser. Então, o surgimento de outros bares de comédia é a prova de que o Rio Grande do Sul é um baita lugar para se fazer comédia, e a gente pode trabalhar juntos para que a cena melhore.
Porto Alegre Comedy Club
- Rua 24 de Outubro, 1.454 - Independência - Porto Alegre
Inaugurado em 29 de maio de 2019, o segundo comedy club do Rio Grande do Sul — primeiro e único da Capital — conta com um time estrelado de sócios: Nando Viana, Thiago Ventura, Afonso Padilha, Alexandre Fetter e Luciano Barth, este último sendo o operacional, ou seja, que toca o negócio.
Após um largo investimento, o espaço enfrentou, poucos meses depois de abrir as portas, um momento de muita dificuldade com a pandemia de covid-19 e, agora, busca reencontrar o tempo áureo que vivenciou pouco depois de sua estreia.
Com 230 lugares, é o clube de comédia com maior capacidade de público entre os quatro que fazem parte da reportagem e fica aberto de terça-feira a sábado. A casa abriga 20 shows por mês, e o público que frequenta, segundo Barth, vai dos 18 aos 60 anos, de todas as classes sociais. E se molda de acordo com o humorista convidado.
— A gente usa a expressão que somos um espaço totalmente plural — explica Barth. — Mas ainda estamos atrás do público fiel, o cativo, como o Buteco Comedy tem. No nosso espaço, metade da plateia vem ao show pela primeira vez.
De acordo com o sócio, a comédia está muito aquecida e, na visão dele, quanto mais clubes de comédia o país tiver, é melhor para a cena, pois os humoristas conseguem treinar e, assim, se aperfeiçoar na arte:
— O espaço de comedy club é muito importante para isso e, também, contagiar as pessoas que pensam em entrar para esse mercado e não sabem como. O Thiago Ventura, só em 2023, já fez 10 sessões aqui no POA Comedy, e o Padilha fez seis. Ambos para testar material, montar show novo. Funciona como uma alavanca.
O POA Comedy Club ainda pode ser alugado para outros eventos, nos turnos da manhã e da tarde, nos domingos e nas segundas. O cardápio do local apresenta uma variedade de finger foods, bem como bebidas variadas e doces. A casa ainda tem sorteios diários para os visitantes, promovidos por um patrocinador, que concede desde camisetas até um ano de isenção para entrar no espaço.
Barth afirma que estuda a implementação de uma dupla que irá se apresentar, por uma hora, após os shows de comédia, oferecendo músicas satirizadas para os presentes. Além disso, o espaço ainda está ofertando, uma vez por mês, uma noite híbrida, com uma apresentação temática exclusiva, que também poderá ser vista de casa, com a compra de ingresso, buscando espalhar a comédia e aguçar a curiosidade do público para ir até o local.
São Léo Comedy
- Rua Independência, 149 - Centro - São Leopoldo
Comandado pelos sócios Carla Katie Dal-Ri, Rodrigo Bogiel e Maikinho Pereira, o espaço foi lançado em 4 de setembro de 2022. A casa é frequentada por público variado, de todas as idades, e também busca abrir as suas portas para artistas distintos, inclusive para aqueles que apresentam números mais teatrais.
— A nossa proposta é um pouco diferente, bem como a nossa decoração. Geralmente, os comedies são todos mais pretos, e o nosso é mais colorido. A nossa proposta é trazer mais cultura para a região, não somente o stand-up. O stand-up é o nosso prato principal — diz Carla.
Ainda sem perceber uma fidelidade de público, pelo pouco tempo aberto, os sócios do São Léo Comedy oferecem um cardápio variado, baseado em pubs, com petiscos e hambúrgueres, bem como uma carta de bebidas distintas. O "esquenta" começa sempre duas horas antes do show. Ainda dentro da proposta de se diferenciar, o local ainda apresenta, uma vez por mês, uma noite de karaokê.
— Montamos a casa neste cenário de final de pandemia. Pensamos que poderia ser uma ilha de diversão, aonde tu vai para rir, esquecer dos problemas. Com certeza, quem for no São Léo Comedy vai sair mais leve — diz Carla.
Com cerca de 130 lugares, o local, segundo a sócia, abre a possibilidade de bons nomes despontarem no mercado, ofertando uma noite de laboratório para os iniciantes. O São Léo Comedy abre de quinta-feira a domingo, mas pode funcionar também em outros dias, dependendo da agenda de artistas que estiverem no Estado.
Nosso Comedy Club
- Av. General Flores da Cunha, 516 - Vila Santo Ângelo - Cachoeirinha
Caçula da turma, o Nosso Comedy Club não tem um mês de vida ainda. O espaço, que abriu oficialmente em 16 de março deste ano, tem como sócios Tiago Chi e Lucas Cardoso — este promovendo um projeto de stand-up em Cachoeirinha desde 2021, o Quinta do Comedy. Quando a inciativa já não dava mais conta de atender ao público, cada vez maior, surgiu a ideia do espaço físico.
O Nosso Comedy Club, bem como o nome diz, tem como objetivo ser um local em que todos se sintam em casa, abrindo as portas para comediantes de renome nacional e iniciantes. Assim, os sócios pretendem alcançar um grande público, sendo frequentado por pessoas de todas as idades.
— Um dos motivos de eu ter aberto o comedy é para contribuir com a cena. Os nossos comediantes têm uma proximidade que nos outros Estados não tem. Isso motiva eles a crescerem e a aprenderem mais. E eles estão ganhando espaço. Estava faltando lugar para essas pessoas se apresentarem. Então, abrindo mais uma casa, é mais um lugar em que o comediante local pode fazer mais dois, três shows no mês — destaca Cardoso.
Segundo o sócio, abrir o Nosso Comedy em Cachoeirinha busca atender ao público das redondezas e, também, não deixar os novos talentos parados. Com 150 lugares, a casa oferta um cardápio que vai de petiscos, pizza, pão de linguiça e bebidas alcoólicas e sem álcool. O local fica aberto de terça-feira a sábado, das 19h à meia-noite, mas também pode abrir em outros dias, dependendo da agenda do artista.
Neste mês de abril, haverá uma noite de teste com karaokê, com a comediante gaúcha Ursa Malgarizi. A ideia dos sócios é fazer brincadeiras no palco, a partir da música que a pessoa escolher, com o objetivo de descontrair e tirar a vergonha daqueles que subirem no palco.
— Queremos ter uma ou duas noites no mês com uma pegada diferente, até para quem não gosta de comédia vir frequentar. Não deixamos de ser um bar, mas um bar de comédia — enfatiza Cardoso.